Tanto no cemitério do Campo Santo, mais conhecido como cemitério do Pau Ferro, quanto no cemitério Jardim da Saudade, na sede do município de Jacobina, a movimentação é grande de pessoas que procuram fazer uma singela homenagem aos seus entes queridos levando flores, fazendo orações e cuidando dos túmulos.
O Dia de Finados celebrado pelo cristianismo como conhecemos hoje foi instituído pela primeira vez na França, no século X. O abade Odilo de Cluny sugeriu, no dia 2 de novembro de 998, que todos dedicassem aquela data para orar pelas almas dos que já se foram.
No Brasil, o Dia de Finados é um dia de pensamentos e lembranças daqueles que partiram e de valorização da vida. Como a maior parte das escolas e negócios estão fechados neste dia, as pessoas ficam livres para celebrar em casa ou fora.
Aqui, é típico ir ao cemitério visitar o túmulo de seus entes queridos para deixar-lhes flores, cuidar do túmulo, fazer orações por eles e recordar a vida de quem já não está entre nós. Neste dia, os cemitérios geralmente ficam lotados de visitantes e também é muito comum ver pessoas indo às igrejas e celebrando missas pelas pessoas que já se foram.
Bahia Acontece
Fonte pesquisa, trechos publicação https://cerejeiras.com.br/blog/tudo-sobre-o-dia-de-finados/
Nenhum comentário:
Postar um comentário