O treinador está vivendo um dilema: continuar ou não no clube catalão. Ele já ganhou de tudo no Barça e está com problemas para renovar seu contrato. Assim, várias equipes inglesas já mostraram interesse, entre elas os poderosos Manchester United, Arsenal, Chelsea e Manchester City. Até a seleção inglesa, que está sem técnico desde a saída do italiano Fabio Capello, já cogita o nome do espanhol. Contudo, uma oferta da seleção brasileira seria a mais atrativa para o treinador.


A chegada de Guardiola seria a quebra de um tabu na seleção brasileira. Estrangeiros não são bem-vindos na CBF e, tipicamente, o brasileiro tem aversão a técnicos estrangeiros, vide a resposta negativa de vários jogadores e técnicos quando o argentino Rubén Magnano foi anunciado como comandante da seleção masculina de basquete. Mas foi Magnano que levou o Brasil de volta à Olimpíada após 16 anos.

No futebol, o Brasil precisa de um choque parecido com o que houve com o basquete. E há vários motivos para trazer Guardiola. O maior deles é seu talento em lidar com craques. Mesmo com tantos astros juntos, o treinador conseguiu manter os egos em baixa no Barcelona, o que foi crucial para o entrosamento da equipe ser o melhor do mundo.



Outro fator importante é o conhecimento que Guardiola tem da Espanha, atual campeã mundial. Como ele é o comandante de muitos jogadores da seleção espanhola, é o melhor nome para descobrir uma maneira de parar Iniesta, Xavi e companhia.


Antes da chegada de Mano Menezes, a CBF convidou Muricy Ramalho para ser técnico da seleção, mas o Fluminense não o liberou. Atualmente no Santos, o treinador seria uma escolha natural, mas tem contrato com o Santos até o fim de 2012, além de não possuir a experiência de Guardiola no futebol internacional.

Com pouco mais de dois anos para a Copa de 2014, ainda é tempo de a CBF corrigir o rumo e procurar o técnico do Barcelona. Se demorar um pouquinho, pode ser tarde demais.



R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário