DivulgaçãoA primavera começou oficialmente no hemisfério sul, neste sábado, dia 22 de setembro, às 11h49, no horário de Brasília. A nova estação costuma ter o retorno gradativo da chuva em quase todo o Brasil, exceto no Nordeste, onde a precipitação diminui.
Mas, em 2012, com o surgimento do fenômeno El Niño, que consiste no aquecimento fora do normal das águas do Pacífico Equatorial, a circulação dos ventos na região se altera e deve provocar calor acima da média em várias partes do Brasil, inclusive no Espírito Santo. Esse fenômeno é previsto para durar até o verão, ou seja, um período considerado de curta duração.
Portanto, o calor que já é sentido no Estado nessa reta final do inverno deve continuar nos próximos meses. Em outubro, por exemplo, ficará mais quente do que o normal, enquanto a quantidade de chuva se mantém na média em quase todo o Espírito Santo. No mês de novembro, o capixaba vai continuar sofrendo com as altas temperaturas e chuva abaixo do esperado para o período.       
Em dezembro, o clima começa a mudar um pouco em relação à chuva. No Sul do Estado, os moradores enfrentarão precipitação acima da média, principalmente nos municípios próximos ao Rio de Janeiro. Já na parte Central, a chuva será normal para o mês, enquanto na região Norte capixaba, o índice deve permanecer abaixo da média, o que não é normal em relação ao Sudeste brasileiro, onde nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro e em boa parte de Minas Gerais, a média pluviométrica ficará de normal a acima da média.
Em relação ao calor, a primavera no último mês do ano será de temperaturas normais a acima da média esperada. Isso significa que a estação das flores terá temperaturas altas durante os próximos meses.
R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário