BAHIA MOSTRA CULTURA DO BRASIL DURANTE "LAVAGE DE LA MADELEINE" 



Ações aconteceram entre os dias 17 e 24 e apresentaram a diversidade do Brasil para jornalistas, formadores de opinião, profissionais e público final .

 Promoção turística, aliada à gastronomia, música, história e manifestações populares. Foram esses os diferenciais que a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) utilizou durante a “Semana do Brasil na França”, que terminou ontem (24), com a realização da Lavage de la Madeleine. “Na 11ª edição do evento, que tem por objetivo mostrar aos franceses um pouco da nossa diversidade cultural, levamos para as ruas de Paris o Boi Barrica, em homenagem a fundação dos 400 anos de São Luis do Maranhão”, disse do diretor de Produtos e Destinos da Embratur, Marco Antonio Lomanto. Segundo o diretor, a Embratur participa do evento para divulgar a diversidade do Brasil e motivar os estrangeiros a visitarem o país. “A união de outros componentes aos atrativos turísticos faz com que mostremos nosso diferencial diante de outros destinos. Não só no evento de ontem, mas em todas as ações da última semana, reforçamos o conceito de que o Brasil é um lugar de experiências únicas”, explicou Lomanto. Reconhecendo a importância da França como 7º maior emissor de turistas estrangeiros para o Brasil, a Embratur aproveitou a realização de diversos eventos importantes no país para lançar a “Semana do Brasil na França”. A primeira ação foi a edição do Goal To Brasil, uma exposição para detalhar informações sobre as 12 cidades-sede da Copa do Mundo FIFA 2014. “Durante todo o dia, reunimos 200 profissionais, entre eles, operadores de turismo, agentes de viagens, jornalistas e formadores de opinião”, detalhou o diretor de Mercados Internacionais da Embratur, Marcelo Pedroso. Segundo ele, a iniciativa incluiu coletiva para imprensa, workshops sobre as cidades – com destaque para Salvador, que foi o destino anfitrião da edição –, reuniões exclusivas entre destinos e profissionais, além do “Vivência Brasil”, quando os convidados assistiram a apresentações culturais e experimentaram a gastronomia brasileira. No dia seguinte (18), o Brasil iniciou sua participação na International French Travel Market (IFTM Top Resa), principal feira de turismo da França, que seguiu até o dia 21 de setembro, em Paris.


A novidade desta edição foi que, além do grande estande institucional, com a presença de co-expositores, o Brasil também esteve presente no Village Culturel, uma área dedicada exclusivamente à cultura. “As cidades homenageadas foram Olinda (PE) e São Luis (MA), que comemoram, em 2012, 30 e 15 anos, respectivamente, como Patrimônios Culturais da Humanidade pela Unesco”, ressaltou Lomanto. Na noite do mesmo dia, a Embratur reuniu, no Le Cercle, em Paris, mais de 50 jornalistas, celebridades e formadores de opinião, que conheceram os detalhes da realização da “Semana do Brasil na França”. O grupo também pode degustar cachaças e conhecer a gastronomia elaborada pelo chef Rodrigo Oliveira, além da música brasileira. Saindo de Paris e partindo para La Rochelle, o Brasil participou, como país convidado, da 40ª edição do Le Grand Pavois, um dos mais importantes salões náuticos do mundo, que aconteceu entre os dias 19 e 24 de setembro. “O Grand Pavois é o maior salão náutico da Europa e o 3º do mundo. Reconhecido internacionalmente, esse evento tem garantido a posição de maior encontro comercial da indústria náutica do mercado, atraindo consumidores e profissionais do setor”, ressaltou o diretor Lomanto. Resultados positivos Para o diretor de Produtos e Destinos da Embratur, Marco Antonio Lomanto, a “Semana do Brasil na França” foi marcada pelos resultados positivos. “Atingimos nosso objetivo, que era incrementar a promoção turística do Brasil, inserindo novos conceitos, que ressaltam a nossa diversidade”. Ele também ressaltou a abrangência do alcance dos eventos realizados. “Apresentamos destinos brasileiros para jornalistas, formadores de opinião, profissionais e o público final”, finalizou Lomanto. Perfil do turista francês De acordo com o Estudo de Demanda Turística Internacional em 2010, realizado pela Fipe – Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, por encomenda do Ministério de Turismo e Embratur, 35% dos franceses viajam ao Brasil por motivo de Lazer e 25% por motivo de Negócios, Eventos e Convenções. Por Lazer, as cidades mais visitadas no Brasil foram Rio de Janeiro, Foz do Iguaçu, Salvador, Parati e São Paulo. Já quando a motivação é Negócios, as cidades foram: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre e Campinas. Ainda segundo a pesquisa, a permanência média de um turista francês no Brasil, tanto por motivo de Lazer, quanto por motivo de Negócios, é de 17 dias. Quando o assunto é gasto médio, o visitante da França deixa aqui US$ 78,18 por dia quando vem a Lazer, e US$ 94,45 quando nos vistam para realizar Negócios ou participar de Convenções e Eventos.

Embratur Assessoria de Imprensa

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