BRASIL: CONDENADOS DO MENSALÃO COMEÇAM A SER PRESOS


Manifestantes simulam prisão de José Dirceu durante protesto (foto: Reuters)


A Polícia Federal começou a cumprir as ordens de prisão para 12 sentenciados no caso do Mensalão. O ex-presidente do PT José Genoino, o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu e outros cinco sentenciados se entregaram à Polícia Federal até a noite desta sexta-feira após terem a prisão decretada pelo STF (Supremo Tribunal Federal).
Assessores de Genoino distribuíram uma nota afirmando que ele alega inocência e se considera um "preso político". Dirceu afirmou por meio de nota que foi condenado sem provas. Ele disse ainda que mesmo preso permanecerá lutando para provar sua inocência.

Uma nota divulgada por assessores do presidente Nacional do PT, Rui Falcão, disse que as prisões ferem o princípio da ampla defesa - pois nem todos os recursos à sentença haviam sido esgotados. O partido classifica o julgamento como "injusto" e "político".
Mais cedo, o ministro Joaquim Barbosa, presidente do STF, havia determinado a prisão de Genoino e de outros 11 réus do processo. Na lista estavam também o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu e o ex-tesoureiro do PT, Delúbio Soares.
Os três devem cumprir pena em regime semiaberto, ou seja, poderão trabalhar durante o dia, mas terão que retornar à prisão para dormir.
Também constavam na lista, entre outros, o operador do esquema Marcos Valério, e seus sócios Ramon Hollerbach e Cristiano Paz, a dona do Banco Rural, Kátia Rabello, a ex-funcionária de Valério, Simone Vasconcelos, o ex-tesoureiro do PL (atual PR) Jacinto Lamas, o ex-deputado Romeu Queiroz (PTB-MG) e o ex-diretor de marketing do Banco do Brasil, Henrique Pizzolato.
A Polícia Federal confirmou ter recebido as ordens de prisão e disse que tentaria cumprir todas elas ainda nesta sexta-feira.
No momento da divulgação das ordens, Dirceu estava em sua casa em Vinhedo, no interior paulista. Ele seguiria de carro para a sede da Polícia Federal na Lapa, onde se entregaria.
A Polícia Federal informou que usará aviões da instituição para transferir os presos para Brasília ainda neste fim de semana - pois a competência de lidar com os detentos é da Vara de Execuções Penais do Distrito Federal.
Até o início da noite a PF havia confirmado a prisão em São Paulo de Genoino e, em Minas Gerais de Simone Vasconcelos, Cristiano Paes e Romeu Queiroz e Kátia Rabelo. Jacinto Lamas foi preso no Distrito Federal. Todos os sentenciados se entregaram expontâneamente.

Dúvida

O presidente do STF havia determinado na última quarta-feira que os réus condenados deveriam começar a cumprir as penas imediatamente.
Na ocasião, não ficou claro se a decisão abrangeria réus que ainda questionavam algumas penas por meio de recursos conhecidos como embargos infringentes também seriam presos.
Porém, nesta sexta-feira, Barbosa expediu os primeiros mandatos de prisão para 12 dos 25 condenados pelo Mensalão.

BBC BRASIL

Nenhum comentário:

Postar um comentário