Governo lança Atlas Eólico da Bahia nesta quarta-feira





As secretarias estaduais de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e de Infraestrutura (Seinfra) lançam nesta quarta-feira (13), às 14h, durante o 5º Fórum Nacional Eólico (FNE) - Carta dos Ventos, no Gran Hotel Stella Maris, em Salvador, o Atlas Eólico da Bahia. A publicação é resultado de parceria também com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial/Centro Integrado de Manufatura e Tecnologia (Senai/Cimatec).

O Atlas apresenta os resultados do mapeamento do potencial eólico da Bahia, elaborado a partir de simulações computacionais e dados de ventos medidos durante os últimos anos em diversas localidades do estado e obtidos por meio de parcerias do governo com 14 empreendedores do setor de energias renováveis. 

 A publicação compilou dados provenientes de 156 torres anemométricas - número sem precedentes em mapeamentos eólicos em escala estadual e até mesmo nacional - os quais, aliados a inovações metodológicas, geradas durante etapas de pesquisa e desenvolvimento e descritas nos capítulos da publicação, fazem dele uma importante ferramenta para estudos, planejamento e projetos de âmbito do setor eólico da Bahia, como explica o titular da Secti, Paulo Câmera.

O objetivo do Atlas é atrair novos investimentos para o setor, além de servir de referência para o planejamento energético nacional e para instituições de ensino e pesquisa. Todo o investimento ao fomento da pesquisa nesta área contribuiu para consolidar as informações sobre o potencial eólico da Bahia.

MAIS NOTÍCIAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário