Orquestra Sinfônica Juvenil da Bahia realiza apresentação especial em Jacobina




A Orquestra Sinfônica Juvenil da Bahia realiza concerto em Jacobina no dia 30 de novembro, às 20h, na Praça da Missão, sob regência do jovem maestro Yuri Azevedo. A abertura da noite fica por conta da Orquestra Jacobina Arte de Tocar e da Filarmônica Juvenil Rio do Ouro. No programa, a Juvenil da Bahia apresenta algumas obras que serão executadas em sua próxima turnê internacional.

Esta é a primeira vez que o NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) leva à cidade a sua principal formação, a Orquestra Sinfônica Juvenil da Bahia. No entanto as visitas pedagógicas do Programa a Jacobina acontecem desde 2011, quando foi iniciada uma parceria com o projeto local Arte de Tocar, que, posteriormente, passou a integrar a Rede de Projetos Orquestrais da Bahia, iniciativa do NEOJIBA que reúne 22 projetos orquestrais para crianças e jovens de 20 municípios do interior do estado. O concerto da Juvenil da Bahia dá continuidade às ações da Rede. Para Wellington Melo, Diretor de Cultura na Secretaria de Educação em Jacobina, a presença do NEOJIBA é importante para toda a população da cidade. “As pessoas estão aguardando ansiosas. O NEOJIBA incentiva um trabalho belíssimo aqui. Enquanto os meninos estão envolvidos com música, eles não fazem coisas ruins, eles crescem muito com isso. Uma visita do NEOJIBA aqui traz muita coisa nova, faz com que a gente possa incentivar mais ainda nossos projetos”, afirma Melo.



Quem assistir ao concerto poderá ouvir Aquarela do Brasil (Ary Barroso), Sonhos Percutidos (Welington Gomes) e Candide Overture (Leonard Bernstein) entre outras obras que serão executadas pela Juvenil da Bahia na sua próxima turnê nos Estados Unidos, em fevereiro de 2014. O evento, que fortalece ainda mais a relação do NEOJIBA com os municípios do interior do estado, é recebido pela cidade de Jacobina como um dos mais importantes do ano, mas será ainda mais especial para os músicos do Arte de Tocar, como afirma Jal Nunes, coordenador do Projeto: “Muitos de nossos músicos nunca viram uma orquestra completa. Isso vai ser de suma importância para o desenvolvimento musical e cultural de cada um. O concerto vai ser uma quebra de paradigmas, porque aqui estamos acostumados a ouvir somente música popular.
Saber que a Juvenil da Bahia vai vir com um repertório grandioso vai ser de grande impacto para todos da cidade.” Entre os músicos do NEOJIBA que viajarão em turnê aos Estados Unidos, está o violoncelista Victor Macedo, de 20 anos, que começou seus estudos no Projeto Arte de Tocar.
O concerto do dia 30 de novembro é realizado pelo NEOJIBA conjuntamente com a Prefeitura Municipal de Jacobina. O lugar escolhido para o evento, a Praça da Missão, tem capacidade para 3 mil pessoas.


Serviço

Concerto da Orquestra Sinfônica Juvenil da Bahia em Jacobina
Onde: Praça da Missão
Quando: 30 de novembro, às 20h
Entrada Franca



Sobre o NEOJIBA



Criado em 2007 como um dos programas prioritários do Governo do Estado da Bahia, o NEOJIBA tem por objetivo alcançar a excelência e a integração social por meio da prática coletiva da música. No Brasil, o NEOJIBA é o primeiro programa governamental de formação de orquestras infanto-juvenis baseado no aclamado “El Sistema”, programa venezuelano criado há 38 anos. Seu diretor fundador e regente titular é o pianista Ricardo Castro, convidado em 2007 pela Secretaria de Cultura para criar e implantar o programa na Bahia. O NEOJIBA já beneficia diretamente mais de 800 crianças e jovens, integrantes do Núcleo de Gestão e Formação Profissional do Programa, no Teatro Castro Alves, e em Núcleos de Prática Orquestral em Simões Filho, na Península Itapagipana e no Bairro da Paz, além de Trancoso, no extremo-sul da Bahia. Além disso, o NEOJIBA apoia pedagogicamente projetos orquestrais do interior do estado, levando seus resultados a jovens músicos de mais de 20 municípios em toda a Bahia. O mais importante diferencial entre o NEOJIBA e a maioria das outras iniciativas de arte-educação realizadas no Brasil é sua função de real integração social, estimulando o convívio entre crianças e jovens de vários segmentos da sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário