Ministro das Cidades diz que vai pedir auditoria do TCU para o Minha Casa Minha Vida


Foto: Diego Nigro/JC Imagem
Data: 20-05-2016
Assunto - Ministro Bruno Araujo da entrevista para rádio Jornal .



20/05/16- Logo após entrevista à Rádio Jornal, nesta sexta-feira, no Recife, o ministro das Cidades do governo do presidente interino Michel Temer, Bruno Araújo, disse a jornalistas  que vai pedir ao Tribunal de Contas da União (TCU), na próxima semana, uma auditoria no programa Minha Casa, Minha Vida. Na rádio pernambucana, o ministro já havia desmentido a total suspensão da terceira fase do programa, como havia afirmado reportagem do Estadão, na manhã desta sexta-feira (20).
“Essa auditoria é para eu, enquanto gestor público, me proteger do que foi feito no passado. E para que o próprio Tribunal, que já tem indicativos, possa continuar contribuindo com elementos técnicos que vem encontrando no aperfeiçoamento do programa”, explicou. Bruno Araújo afirmou que irá buscar ministros do TCU na próxima semana para tratar do assunto.
Segundo o ministro, o eventual trabalho do TCU não irá atrasar ou suspender o andamento do programa social.
Nesta sexta, ainda na capital pernambucana, Bruno Araújo disse que o programa habitacional popular tinha “no mínimo” 50 mil casas prontas para serem inauguradas. Mas que não foram ocupadas pelas famílias porque tiveram a entrega suspensa para o governo da presidente afastada, Dilma Rousseff (PT), “distribuir a ministros e serem inauguradas”.
“Há neste momento, no mínimo, algo como 50 mil unidades habitacionais no Brasil afora prontas, em grande parte delas, em algumas delas, as pessoas já pagando prestação, do lado de fora, olhando para o seu apartamento sem poder porque a presidente Dilma não permitiu a inauguração porque faltou ministro de Dilma para inaugurar a obra”, afirmou.
De acordo com o tucano, a suspensão das entregas teve “caráter absolutamente político”.  “Isso mostra o compromisso do governo anterior com essa vinculação essencialmente política”, disse.
O tucano afirmou que vai aconselhar o presidente em exercício, Michel Temer, a realizar uma cerimônia única para que a entrega das casas ocorra simultaneamente em todo o Brasil.
“A minha sugestão ao presidente Temer vai ser que me autorize, a todos os prefeitos, governadores, às gestões que participaram das obras, que os inaugure ou que faça uma solenidade nacional dando por inaugurado esse volume de obras e tirando esse aspecto tão negativo, tão feio, de conter a possibilidade de dezenas de milhares de brasileiros entrarem no seu imóvel novo porque faltou alguém do PT ir lá inaugurar”, disse.
UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário