Mais uma vez; Moradores são retirados de área de risco de barragem em MG após chuva


Pessoas que vivem perto da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Mello, da Vale, em Rio Preto, Minas Gerais, precisaram deixar suas residências neste sábado, 16, após a mineradora elevar o nível de alerta da barragem por causa das fortes chuvas que atingiram a região.

Em nota, a Defesa Civil de Minas Gerais informou que 29 moradores tiveram de sair de suas casas. Segundo o texto, “as chuvas provocaram uma infiltração de água dentro da galeria de drenagem da barragem”.

Em nota, a Vale disse que a barragem da PCH Mello passa por obras “visando o aumento da segurança” desde novembro do ano passado. Tanto a estrutura quanto o nível de água encontram-se estáveis e “ainda não há previsão de retirada de alerta”.

“A Vale acionou os moradores e disponibilizou hospedagem. São dez propriedades rurais na ZAS (Zona de Autossalvamento) e 29 pessoas mapeadas, sendo que algumas possuem residências em área urbana e não são moradores fixos. A Vale reitera que está prestando toda a assistência aos moradores”, afirmou a companhia.

Em janeiro, a barragem de rejeitos de mineração da empresa em Brumadinho, também em Minas Gerais, se rompeu deixando mais de 200 mortos e 100 desaparecidos.

Na sexta-feira 15, o Ministério Público de Minas Gerais pediu à Justiça que a Vale seja obrigada a garantir o valor mínimo de 50 bilhões de reais para reparação ambiental por causa da tragédia.

(Com Reuters e Estadão Conteúdo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário