(Foto: Reprodução)
O dançarino Cleidson Salustiano Francisco dos Santos, 37 anos, morreu, na madrugada desta quarta-feira (17), vítima de complicações da leptospirose e de uma insuficiência hepática aguda. Conhecido como Barata, Cleidson fazia parte do Centro de Estudos Fitdance, segmento da FitDance responsável pela confecção de coreografias.
A morte ocorreu pouco mais de duas semanas após o diagnóstico, quando foi internado na Unidade de Pronto Atendimento de Brotas. Ele havia sido transferido para o Instituto Couto Maia, em Águas Claras, onde faleceu por volta de 1h. Ele estava internado lá desde o dia 10 de abril. A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), responsável pelo hospital, afirmou que não comenta morte de pacientes.
O corpo do dançarino será enterrado nesta quinta-feira (18), às 10h, no Cemitério Campo Santo. Hoje, haverá um velório fechado para familiares.
No último domingo, reportem do CORREIO mostrou a situação da doença apenas em Salvador. Foram 297 casos da doença somente nos meses de outono, estação em que as notificações são elevadas em até 40%. O Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia pesquisa desde 2017 a associação da doença com alagamentos, enchentes e outros fenômenos causados pela chuva.
Causada por uma bactéria chamada Leptospira, a leptospirose é uma doença infecciosa, que, em até 40% dos casos pode ser fatal. O paciente diagnosticado precisa de cuidados médicos específicos e, a depender da gravidade, de internamento hospitalar.
A leptospirose pode ser tratada por de antibióticos, hidratação e outras medidas adotadas de acordo com os sintomas. Os casos leves são acompanhados em consultório, enquanto os graves levam à internação hospitalar.
No período de chuvas, a urina contaminada mistura-se nos esgotos e ruas das cidades e até uma poça de água pode ser um foco de infecção. Qualquer pessoa que tiver contato com a água ou lama pode infectar-se, basta o contato com a pele ou a ingestão da água contaminada.
Mas, a transmissão da leptospirose pode ocorrer não apenas por contato direto ou indireto com a urina dos roedores, mas também com a de outros animais, como bois, porcos, cavalos, cabras e até cães.
Em nota, a FitDance falou sobre Barata, sua relação com o grupo e pesar pela morte. Veja a nota, na íntegra:
A comunidade FitDance lamenta, com profundo pesar, o falecimento do amigo e grande instrutor Cleidson Salustiano Francisco dos Santos, nosso Barata, 37 anos, no início da madrugada desta quarta-feira (17), no Instituto Couto Maia, em Salvador/BA. Ele lutou muito, mas não resistiu ao quadro de leptospirose.
Amigo querido por todos, sempre com sorriso estampado no rosto e disposto a transmitir alegria e paz por meio da dança, Barata vai deixar muitas saudades. Ele era um exemplo para todos seja nas aulas, na hora de criar juntos nossas coreografias e/ou em eventos.
A FitDance, através de todos seus sócios, dançarinos e membros está acompanhando e prestando todo o suporte à família desde que a doença foi diagnosticada. Mobilizamos a comunidade para emanar as melhores energias positivas possíveis, assim como para oferecer toda a estrutura necessária para que ele tivesse um acompanhamento médico e familiar em excelência. Mas, mesmo com o cuidado e atendimento de profissionais e hospitais especializados, como o Instituto Couto Maia (referência em tratamento de doenças do gênero), Barata não conseguiu vencer a doença, que, quando diagnosticada, já estava num estágio avançado.
Informamos, também, que estamos ao lado dos familiares em todo o processo do velório do corpo do nosso amigo, que será a partir das 16h30, no cemitério Campo Santo (Federação), na sala 07. O sepultamento será nesta quinta-feira (18), às 10h.
Prestamos, portanto, todas as nossas condolências aos familiares e amigos,
FitDance.
boa tarde emerson olha ele veio a obito hoje e não ha duas semanas como vc citou ai na reportagen
ResponderExcluirA reportagem está correta. O que se esclarece é que ele morreu apos duas semanas da descoberta da doença, dia 10/04.
ExcluirNa verdade a matéria, que não é minha, diz que ele morreu duas semanas APOS O DIAGNÓSTICO DA DOENÇA, e não que ele morreu há duas semanas. Vlw
ResponderExcluir