Jacobina: Com viaturas sucateadas, Guardas Municipais se limitam a fazer rondas a pé


23/04/19- 08h11- Reeditada: Reconhecidamente uma das mais antigas e atuantes do país, a Guarda Civil Municipal de Jacobina se encontra nos últimos dias sem nenhuma viatura para fazer rondas na sede do município. Tantos carros como motos estão paradas por falta de manutenção, é o que afirma uma denúncia passada à redação de nosso site. Só as viaturas que atendem os distritos estão ainda em funcionamento, no entanto não se sabe até quando, pois as viaturas também precisam de manutenção urgente para não pararem. Ainda segundo a denúncia, várias solicitações de cidadãos deixaram de ser atendidas pois os GCM's não tem como se locomover até o local das denúncias, e a única solução encontrada até o momento é realizar rondas à pé pelas ruas da cidade.


Houve até um caso que um cidadão que se dispôs a ir buscar os GCM's com seu carro particular até um distrito da cidade durante uma madrugada, pois um ladrão estava em cima do muro da casa de sua irmã, mas os GCM's não puderam atender a solicitação pois é vedado do lei o uso de veículos particulares em situações como estas. Coincidentemente, durante a semana passada flagramos uma das viaturas da guarda sendo rebocada por corda pelas ruas da cidade rumo a uma oficina da cidade. Uma outra viatura, a Ranger, está parada há um ano e meio. Atualmente, segundo o denunciante ela está encostada no pátio da Concessionaria há 8 meses por falta de manutenção na turbina. Segundo o denunciante, o que chama a atenção é que a manutenção dos veículos não são tão caras e, à exceção da Ranger, poderiam ser feitas até mesmo na oficina da prefeitura, mas nem isto acontece, e enquanto isso a população fica desguarnecida das ações da Guarda Civil Municipal que sem opções se limita neste momento a fazer rondas à pé.

Em contato com o Comandante da Guarda, GCM Dias, este se limitou a dizer apenas que a denúncia procede, e que há previsão que uma das viaturas volte a roda nesta terça-feira.

Bahia Acontece

Nenhum comentário:

Postar um comentário