A situação epidemiológica e disponibilidade de leitos dos municípios que compõem a macrorregião de saúde do Centro-Norte baiano foram os principais assuntos discutidos na última reunião do Grupo de Trabalho para acompanhamento das ações de enfrentamento do coronavírus (GT Coronavírus) do Ministério Público estadual. O encontro virtual, realizado segunda-feira, 22, contou com a participação dos promotores de Justiça que atuam nas respectivas localidades.
Foi deliberado pelos promotores que seja solicitado aos correspondentes gestores municipais informações relativas ao fornecimento de oxigênio e disponibilidade de leitos Covid-19, clínicos e de UTI, nas unidades de saúde de cada um dos 38 municípios que compõem a macrorregião. Também foi decidido que a instituição deve reforçar o acompanhamento das providências adotadas nas cidades para ampliar a rede de assistência às pessoas acometidas pela doença.
Segundo dados disponibilizados em Orientação Técnica elaborada pela área técnica do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde (Cesau) do MPBA, todas as cidades do Centro Norte registram coeficiente de incidência da infecção por Covid-19 acima de um, o que significa que o risco de adoecimento da população é elevado. De acordo com o documento, cujos dados foram atualizados até o dia 21, a macrorregião possui 70 leitos ativos, estando 29 ocupados, numa taxa de ocupação geral de 41%. Desse total, 40 leitos são clínicos adultos, dos quais nove estão ocupados (23%), e 30 são de UTI adulto, com 20 ocupados (67%).
Para a área técnica, os números indicam um grande perigo de esgotamento da capacidade de assistência da rede de saúde, sendo necessário adotar medidas urgentes de contenção da infecção na comunidade. Atualmente, o Centro-Norte é a sétima macrorregião da Bahia com o maior número de casos ativos do novo coronavírus, e a nona entre as regiões com o maior número de pacientes aguardando regulação em leitos de UTI.
Participaram da reunião os coordenadores do GT Coronavírus, os promotores de Justiça Patrícia Kathy Medrado e Rogério Queiroz; e os promotores de Justiça das comarcas da macrorregião de saúde do Centro-Norte, Antônio Ferreira Filho, Hugo César Fidelis, Marcio Belazzi, Rafael Coelho, Rocío Matos, Rodolfo Cabral e Semiana Cardoso. A macrorregião Centro-Norte é composta pelos municípios de Irecê, Jacobina, Capim Grosso, Morro do Chapéu, Miguel Calmon, Xique-Xique, Ourolândia, Lapão, Ibititá, Canarana, São Gabriel, João Dourado, Mairi, Ibipeba, Várzea da Roça, Presidente Dutra, Serrolândia, Cafarnaum, Barro Alto, Barra do Mendes, Umburanas, Mulungu do Morro, Caldeirão Grande, Várzea Nova, Quixabeira, Piritiba, América Dourada, Tapiramutá, Mirangaba, Jussara, Várzea do Poço, Caém, Saúde, Uibaí, Gentio do Ouro, São José do Jacuípe, Itaguaçu da Bahia e Central.
*Estagiária de jornalismo sob supervisão de Elane Varjão - MTB 5400/BA
Cecom/MP
Nenhum comentário:
Postar um comentário