Bahia: Fazendeiro é conduzido a delegacia durante operação contra o furto de energia após descoberta de ligação clandestina

 


O dono de uma  fazenda produtora de manga foi conduzido a delegacia durante uma operação de combate ao furto de energia  no município de Casa Nova, no Norte da Bahia.  A ação foi realizada pela Polícia Civil com apoio da Neoenergia Coelba.

A irregularidade foi removida pelos técnicos da distribuidora e o proprietário conduzido à delegacia, podendo responder por crime de furto qualificado. A energia recuperada na ação seria capaz de abastecer 4.500 residências durante um mês ou todo o município de Sobradinho por 10 dias.

A ligação clandestina, removida  no último dia 16, colocava em funcionamento, de forma irregular, duas bombas de água que ajudavam na irrigação do local. Além da Polícia Civil, participaram da operação a perícia técnica e oito funcionários da Neoenergia Coelba. Nos trabalhos, foram removidos mais de 400 metros de fios e dois transformadores clandestinos.


Além da fazenda, outras nove residências se beneficiavam da ligação clandestina. Para identificar a propriedade como provável consumidor irregular, a Neoenergia Coelba utilizou softwares associados a sensores inteligentes que controlam o fluxo de energia elétrica na rede de distribuição, e que auxiliaram as ações de investigação em campo.

Furto de energia é crime


A distribuidora reforça que os “gatos” representam riscos para a segurança de quem os realiza e da população. As ligações clandestinas também prejudicam o fornecimento de energia da região, podendo causar graves problemas para a rede elétrica.

Além disso, o furto de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro, com pena de até a oito anos de reclusão pela prática ilegal. Por isso é importante a denúncia de possíveis fraudes. O apoio da comunidade é essencial para identificar os desvios e acionar a distribuidora. As denúncias são feitas de forma anônima através do telefone 116 ou pelo site www.neoenergiacoelba.com.br, na parte de Serviços, na aba Denúncia de Irregularidade.

Sobre a Neoenergia Coelba – A Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia, empresa da Neoenergia, é a terceira maior distribuidora de energia elétrica do país em número de clientes e a sexta em volume de energia fornecida, sendo a maior do Norte-Nordeste. Presente em 415 dos 417 municípios baianos, a Neoenergia Coelba tem uma área de concessão de 563 mil quilômetros quadrados, com mais de 6 milhões de clientes (mais de 15 milhões de habitantes).

Ascom Coelba

Nenhum comentário:

Postar um comentário