Nesta quarta, 22, se comemora o 'DIA MUNDIAL SEM CARRO'

 

Foto: Arquivo Bahia Acontece

Nesta quarta-feira, 22 de setemmbro, é comemorado o 'DIA MUNDIAL SEM CARRO'. A data tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre o uso responsável dos carros. Diversas ações são colocadas em prática nessa data a fim de oferecer alternativas e esclarecimentos sobre a utilização nociva dos veículos automotores individuais.

O primeiro país a comemorar essa data foi a França, no ano de 1997. A partir daí, gradativamente vários outros lugares passaram a celebrá-la, principalmente em razão da atuação de grupos ambientalistas e também de ativistas que lutam também por uma melhor mobilidade urbana. 

No Brasil, desde 2001, movimentos ambientalistas e cicloativistas colocam a prática do Dia Mundial sem Carro em atividade, não tão somente deixando o uso do automóvel, mas promovendo incentivos para que as pessoas utilizem meios alternativos de deslocamento nas cidades, principalmente com o uso da bicicleta para percorrer certas distâncias. Com isso, além de emitir menos poluentes na atmosfera, também há a promoção da mobilidade urbana, o que proporciona uma melhoria na qualidade de vida para a população.

APP DISPONIBILARÁ PASSAGEM DE GRAÇA PARA PRIMEIRA RECARGA


Em uma destas ações, o usuário do transporte público ganhará amanhã uma importante ajuda no Dia Mundial Sem Carro. A Quicko estará oferecendo passagem para você se deslocar- ou pedalar - de graça pelo app. Para isso, basta recarregar 10 reais ou mais para ganhar uma passagem (válido apenas para primeira recarga). Aproveitando ainda a Semana da Mobilidade, a Quicko disponibiliza um cupom grátis para quem quer ir de bike: o Plano Lazer no app da tembici. A novidade é limitada a um uso por CPF e vale até 26/09. Mesmo com a gratuidade, o usuário deve efetuar o cadastro no aplicativo e inserir um cartão de crédito válido, por segurança.

A Quicko é um app de mobilidade urbana que permite traçar rotas entre modais, como se fosse o Waze do transporte público, oferecendo caminhos com diferentes tipos de modais em uma cidade (ônibus, metrô, bicicletas), com tempo real, avisos de Lotação e de Assédio, entre outras funcionalidades. Como é colaborativo, o próprio usuário alerta outros usuários sobre eventos nas rotas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário