Cade investiga Petrobras por suposto abuso no mercado de combustíveis


Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) abriu um inquérito administrativo para investigar um possível abuso da Petrobras no mercado de combustíveis.

A investigação que tramita na Superintendência-Geral do órgão foi aberta no último dia 12 e apura possíveis infrações praticadas pela empresa por "abuso de posição dominante".

Os documentos usados como base para a abertura do inquérito mencionam tanto a política de preços da gasolina e do diesel, quanto o setor de gás natural. Entre eles, estão estudos e notícias.


"O poder de mercado da Petrobras no setor de gás natural, caracterizado por ser uma indústria de rede, requer uma análise de cada elo da cadeia de valor para a identificação das medidas necessárias para a promoção da concorrência nesta indústria", diz um dos documentos, uma nota técnica de 2018.

Segundo informações da CNN Brasil, a empresa será notificada ainda nesta segunda para prestar esclarecimentos.

Ao UOL, o Cade ressaltou que não compete a ele fiscalizar preços de serviços e produtos praticados no mercado. "Cabe à autarquia acompanhar o funcionamento dos mercados para prevenir e identificar eventuais práticas anticompetitivas", informou. 

 Procurada, a Petrobras ainda não se manifestou sobre o assunto. UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário