A realidade por trás de um sorriso, de uma propaganda

O Governo da Reconstrução está mesmo muito apressado para mostrar serviço, ou pelo menos propagar que está trabalhando, ao ponto de deixar de lado alguns fatores importantes na elaboração de uma propaganda. 

O homem que aparece em um outdoor sorrindo e anunciando a entrega de 296 casas, se quer usufruirá deste benefício que erroneamente é divulgado como obra da Prefeitura Municipal de Jacobina. Procurado por nossa redação, o garoto propaganda nos disse que a foto foi tirada sob à informação de que seria usada num quadro para o posto de saúde do Jacobina IV "Eles tiraram minha foto e depois disseram ‘Pronto tiozinho, agora você vai ficar famoso!‘ e foram embora".

A Comunicação da prefeitura esqueceu de dizer à esse senhor que fama não enche barriga, esqueceu de perguntar se ele estava sendo bem assistido em seu bairro e como ele fazia para sobreviver. A realidade desse pai de família é bem diferente da exposta naquela propaganda, pois ele não mora no Lagoa Dourada e, muito menos conseguiu colocar seu nome na lista dos aprovados para financiar uma moradia. O homem que aparece na foto, em seu dia a dia sobe e desce ladeiras carregando feiras numa carroça, única ferramenta à levar comida para sua casa, situada no Jacobina IV e apelidada por ele como "Embrião de um vão só". E o mesmo homem, que às vésperas da eleição de 2012 recebeu a visita do vereador do Bairro, Ramon Santos, prometendo aposentá-lo e após outubro, ouviu do edil que o problema dele só o Incra resolveria.

Ao conversar com sua esposa, descobrimos que toda família está indignada com tal exposição "Porque esse homem não tirou a foto da família dele? ele está usando o nome de meu esposo pra ganhar dinheiro, pra fazer propaganda política" 

Quanto ao direito de imagem, a assessoria de comunicação da PMJ informou que possui uma assinatura autorizando o uso, informação esta, não confirmada pelo homem "Eles me pediram os documentos e como eu disse que não estavam comigo, me falaram que então não precisava" disse. A assessoria disse ainda que o senhor apelidado de Firmino do Milho, foi escolhido devido à sua aparência de pessoa humilde, (ou seja, ideal para uma propaganda de assistencialismo) "Ele ia passando com um chapéu de palha e carregando uma carroça de melancias e vimos nele, o modelo ideal para o que queríamos" disse Júnior.


Morar na propaganda de Jacobina é muito bom, porém, após o apagar dos flashs e o fechar do sorriso, a vida volta ao seu normal e o nosso garoto propaganda segue em busca de mais um frete em seu carrinho de mão, lutando ainda pela sua aposentadoria para, enfim, levar uma vida digna da sua idade. 

ROTA 324

Novo balanço do Ministério da Saúde mostra redução nos casos de dengue


Resultado de imagem para Novo balanço do Ministério da Saúde mostra redução nos casos de dengue


Boletim da dengue, divulgado nesta terça-feira (26) pelo Ministério da Saúde, mostra que o pico de transmissão da doença já passou. De março para abril houve uma redução de 27% dos casos de dengue no Brasil. No mês de março foram registrados 337,7 mil casos, período considerado como o pico da transmissão. Já em abril a doença recuou para 246,6 mil notificações. A tendência é continuar a redução da transmissão com a chegada do inverno, mas as medidas de prevenção devem ser mantidas durante todo o ano.

Ao todo, 13 estados apresentaram redução dos casos na comparação da transmissão de março para abril. As maiores reduções foram nos estados do Amapá (79,3%), que teve 682 casos em março e caiu para 141, em abril; São Paulo - que reduziu a transmissão em 51,3%, de 192,2 mil casos, em março -  para 93,7 mil, em abril; e Maranhão (47,2%), com queda de 2,2 mil para 1,2 mil. (veja tabela abaixo)

Neste ano, foram registrados 845,9 mil casos de dengue até dia 9 de maio (SE-18). A região Centro-Oeste apresentou a maior incidência de casos, com 653,1/100 mil habitantes (99.403 casos); seguida pelas regiões Sudeste, com 648,1/100 mil habitantes (551.657 casos); Nordeste, com 221,4/100 mil habitantes (124.376 casos); Sul, com 163,9/100 mil habitantes (47.554 casos); e Norte, com 133,3/100 mil habitantes (23.007 casos). O Ministério da Saúde também foi notificado de 290 óbitos e 505 casos graves no mesmo período de 2015.

Na comparação com 2014, o número de casos de dengue representa um aumento de 155,5% e uma redução de 30% na comparação com 2013 no mesmo período. Em 2013 foram registrados 1,2 milhão de casos da doença, neste mesmo período. Com relação aos óbitos, o número deste ano representa um aumento de 25% na comparação com 2014 e uma redução de 33,3% na comparação com 2013. Naquele ano, foram registradas 435 mortes, neste mesmo período.

Bahia Acontece, com informações da Agência Saúde Ascom

Avião com Angélica e Luciano Huck faz pouso forçado em MS


Embraer 820 (Foto: Divulgação/Embraer)


Uma aeronave de pequeno porte fez um pouso forçado na manhã deste domingo (24) na área de uma fazenda a cerca de 30 km de Campo Grande, em Mato Grosso do Sul.
Estavam na aeronave o casal de apresentadores Angélica e Luciano Huck, acompanhado dos três filhos e duas babás. A tripulação era composta por um piloto e um copiloto.
Segundo a assessoria da Santa Casa, Angélica sofreu escoriações. Todos passam bem e seriam submetidos a exames de raio-X.

O acidente
De acordo com o Corpo de Bombeiros e com a Aeronáutica, o pouso forçado ocorreu em uma propriedade nas imediações da rodovia MS-080, na saída para a cidade de Rochedo.

A aeronave tinha decolado de Estância Caimam, em Miranda, perto de Bonito, e seguia para Campo Grande.
Perto da aproximação para o pouso, às 10h52, o piloto avisou à Torre de Controle em Campo Grande que estava em situação de emergência e que faria pouso forçado.

Segundo o Coronel Hudson Farias de Oliveira, do Corpo de Bombeiros, nove passageiros ficaram com escoriações leves e alguns foram transportados para a Santa Casa de Campo Grande em carros particulares.
Outros, no entanto, foram levados por quatro carros de resgate dos bombeiros e ao menos um deles foi resgatado de helicóptero. "Não há vítimas fatais", disse ao G1 o coronel.
Modelo do avião acidentado
Segundo a Aeronáutica, o avião envolvido no acidente é um Embraer, modelo 820C, matrícula PT-ENM. A aeronave pertence à empresa MS Táxi Aéreo.
Ainda segundo a Força Aérea, todas as pessoas que estavam na aeronave foram socoridas sem ferimentos graves.
Investigação
Um helicóptero da Base Aérea de Campo Grande foi deslocado para apoiar nos trabalhos e acompanhar a investigação. No fim da manhã, técnicos do Seripa 4 já foram enviados para realizar a perícia e conduzir as apurações.
G1

Estado forma técnicos de nível médio no município de Jacobina

O Governo do Estado formará novos técnicos de nível médio no município de Jacobina, Território de Identidade Piemonte da Diamantina. São 56 estudantes, do Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão e Negócios do Centro Baiano Professora Felicidade de Jesus Magalhães (Ceep), que serão diplomados. A solenidade de formatura acontece no domingo (24/05), às 19h30, no Clube Aurora Jacobinense.

Os jovens e trabalhadores estarão aptos a uma inserção cidadã no mundo do trabalho, podendo contribuir e se beneficiarem com o desenvolvimento socioeconômico e ambiental do Território de Identidade onde vivem. O formando em Turismo, João Paulo Dias, 55 anos, diz que escolheu o curso pensando no desenvolvimento do setor na região. “A cidade de Jacobina é turística, mas não tem mão de obra qualificada para atender os visitantes. Fiz o curso pensando no futuro, porque sei que a cidade tem potencial para se desenvolver nesse setor”, informou.

Educação Profissional na Bahia - Desde 2009, mais de 44 mil estudantes da rede estadual da Educação Profissional já concluíram o curso técnico de nível médio em todo o Estado. Com a reestruturação da rede estadual e a interiorização da oferta de vagas, a partir de 2007, o número de matrículas subiu de 4.016 para mais de 75 mil até agora. A expansão fez da Rede Estadual de Educação Profissional a segunda maior do País, na oferta de cursos técnicos de nível médio, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC).
  
Bahia Acontece, com informações de 
Cláudia Oliveira, Coordenadora de Jornalismo - ASCOM
Secretaria da Educação do Estado da Bahia

Brasil é o quinto país no mundo em mortes por acidentes no trânsito


Resultado de imagem para morre em acidente jacobina bahia acontece




A cada ano, cerca de 45 mil pessoas perdem suas vidas em acidentes de trânsito no Brasil. A violência envolvendo particularmente motociclistas está se tornando uma epidemia no país. Dados preliminares do Ministério da Saúde apontam que, em 2013, os acidentes com motos resultaram em 12.040 mortes, o que corresponde a 28% dos mortos no transporte terrestre. Nos últimos seis anos, as internações hospitalares no Sistema Único de Saúde (SUS) envolvendo motociclistas tiveram um crescimento de 115% e o custo com o atendimento a esses pacientes de 170,8%.

Diante desse cenário, o Ministério da Saúde está propondo uma série de ações intersetoriais, que deverão envolver outras esferas do Governo Federal, governos estaduais e municipais, para promoção de uma política específica de prevenção aos acidentes com motos. Nesta semana, o ministro da Saúde, Arthur Chioro, apresentou algumas das iniciativas em discussão durante a 68ª Assembleia Mundial da Saúde, em Genebra. “Não dá mais para não agir na dimensão preventiva dos acidentes com motos. É preciso propor novas medidas e elevar essa discussão a um problema de saúde pública. Algumas propostas em estudo são a obrigatoriedade de apresentação da habilitação no momento da compra da moto, por exemplo, e a possibilidade de financiamento do capacete como um EPI [Equipamento de Proteção Individual], possibilitando a venda do item de segurança junto do veículo”, exemplificou o ministro da Saúde, Arthur Chioro.

Em novembro, o Brasil sediará o 2º Road Safety, Conferência Global de Alto Nível sobre Segurança no Trânsito, com o objetivo de repactuar metas e traçar novas estratégias do governo e da sociedade para garantir a segurança da população e salvar milhões de vidas. “Uma constatação que observamos no Brasil, e que já vimos em outros lugares do mundo, é a redução do número de atropelamentos e acidentes de carro e o aumento de acidentes de motos. A moto está substituindo a bicicleta e o cavalo e também vem sendo utilizada como um instrumento de trabalho”, observou o ministro.

NÚMEROS – Segundo o Sistema de Informações sobre Mortalidade do Ministério da Saúde, o Brasil registrou 4.292 mortes de motociclistas em 2003, número 280% menor do que o registrado 10 anos depois (12.040). Parte do aumento de acidentes envolvendo motos se deve ao crescimento vertiginoso da frota no país. Entre 2003 e 2013, o número de motocicletas aumentou 247,1%, enquanto a população teve um crescimento de 11%.

De 2008 a 2013, o número de internações devido a acidentes de transporte terrestre aumentou 72,4%. Considerando apenas os acidentes envolvendo motociclistas, o índice chega a 115%. Em 2013, o SUS registrou 170.805 internações por acidentes de trânsito e R$ 231 milhões foram gastos no atendimento às vitimas. Desse total, 88.682 foram decorrentes de motos, o que gerou um custo ao SUS de R$ 114 milhões – crescimento de 170,8% em relação a 2008. Esse valor não inclui custos com reabilitação, medicação e o impacto em outras áreas da saúde.

PERFIL DAS VÍTIMAS – Segundo Sistema de Vigilância de Violências e Acidentes (VIVA 2011), que traça o perfil das vítimas de violências e acidentes atendidas em serviços de urgência e emergência do Sistema Único de Saúde em capitais brasileiras, 78,76% das vítimas de acidente de transporte terrestre envolvendo motociclista são homens, na faixa etária de 20 a 39 anos. Entre os motociclistas ouvidos, 19,6% informaram o uso de bebida alcoólica antes do acidente e 19,7% estavam sem capacete.

“Os acidentes pegam uma faixa etária delicada da população. Para um país que está envelhecendo, essas pessoas impactam muito, já que estão em sua idade produtiva. Esses acidentes interferem no sistema de saúde, na previdência, no trabalho e, principalmente, na vida pessoal do indivíduo”, lembrou o ministro.

Em 2010, o Ministério da Saúde implantou o Projeto Vida no Trânsito com o objetivo de reduzir os casos de mortes e feridos em decorrência de acidentes no trânsito. Entre as ações do projeto está a realização de campanhas educativas e a qualificação dos sistemas de informação sobre acidentes, feridos e vítimas fatais.

Com o banco de dados atualizado, os gestores de saúde podem identificar os fatores de risco e as vítimas mais vulneráveis nos respectivos municípios, assim como os locais onde o risco de acidente é maior. Desde a implantação do projeto, já foram liberados cerca de R$ 41,3 milhões para as atividades. Em 2012, o Ministério autorizou o repasse de R$ 12,8 milhões e, em 2013, foram repassados R$ 13,5 milhões para as capitais dos 26 estados e o Distrito Federal.

Bahia Acontece, com informações de Patrícia de Paula, da Agência Saúde

Britânico de 26 anos vira milionário por causa de brincadeira na época da escola




Um jovem britânico se transformou em um miltimilionário por conta de uma brincadeira na escola. Segundo informações da BBC, em 2005, Jack Cator estava irritado porque sua escola em Norfolk, no leste da Inglaterra, havia bloqueado o acesso à rede de computadores da instituição.
O objetivo era impedir que os alunos acessassem sites de música e jogos. Cator já sabia programar e decidiu usar seu conhecimento para invadir o sistema. "Pensei que seria engraçado furar o bloqueio montado pela escola", diz o jovem, hoje com 26 anos.
O britânico usou um site que simula a impressão digital de um computador, ao roteá-lo por meio de um servidor remoto, normalmente localizado no exterior, e permitindo ao usuário navegar na internet de modo anônimo e privado. Tais sites franqueiam aos usuários acesso à chamada rede privada virtual (VPN, na sigla em inglês).
Ainda de acordo com a BBC, Cator fez uma dessas redes funcionar e passou a usar os computadores da escola para assistir a seus videoclipes preferidos. Contudo, o britânico não estava satisfeito com a qualidade dos então provedores de VPN, que, segundo ele, não eram fáceis de usar e veiculavam muita propaganda.
Por conta disso, ele decidiu criar a sua própria rede. Em apenas uma tarde ele conseguiu seu objetivo e batizou a nova rede com um nome bem criativo: Hide My Ass (HMA, ou "Esconda o meu traseiro"). "As pessoas ficam fascinadas - depois que você ouve, não consegue esquecê-lo", brinca Cator.
"Fiquei muito surpreso como tudo isso viralizou rápido. Nunca montei um plano de negócios ou nada do gênero. Eu lancei o site inteiro em uma única tarde. Mas se as pessoas acham que é uma boa causa, eles vão compartilhá-lo", relembra o jovem.

Polícia investiga morte de blogueiro decapitado em Minas Gerais


A Polícia Civil de Padre Paraíso, em Minas Gerais, investiga a morte do blogueiro Evany José Metzker, de 67 anos, encontrado decapitado em Pioneira, na zona rural do município, na última segunda-feira. Uma das linhas de investigação, segundo a polícia, são as ‘inimizades’ que o jornalista possuía devido às matérias publicadas em seu blog, o “Coruja do Vale”. As chances de ter sido crime passional, no entanto, não foram descartadas. — Por enquanto não dá para fazer nenhum juízo. Precisamos checar os dados e também saber se ele era realmente jornalista. As linhas de investigação do crime são o trabalho dele e crime passional, se houve o envolvimento com alguma mulher da região— afirmou a delegada responsável pelo caso, Fabrícia Noronha. O blogueiro era casado e vivia em Medina, no mesmo estado, onde foi enterrado nesta terça-feira. Apesar de não ter registro no sindicato local, Evany se apresentava como jornalista e matinha o blog ativo com matérias investigativas.O corpo de Evany foi localizado às margens de uma estrada que liga o município de Padre Paraíso à Pioneira, após denúncia anônima. O crânio do blogueiro foi encontrado a 100 metros do corpo. Segundo a Polícia Militar de Minas Gerais, ele apresentava sinais de tortura, como o maxilar quebrado, hematomas e as mãos amarradas com cordas. Evany estava seminu, vestindo apenas uma camisa preta escrito “Coruja”, parte do nome de seu blog, e uma jaqueta. Perto do corpo, foram encontrados seus documentos. O blogueiro estava em Padre Paraíso há três meses, segundo informou à PM a dona da pousada em que ele estava hospedado. Em depoimento, a proprietária disse que ele encerrou a conta no dia 13 de maio, por volta das 19h, e afirmou que iria para Brasília.
Esse foi também o último dia em que a mulher de Evany afirmou ter feito contato com ele, através do whatsapp. Segundo Francisco Couy, do Instituto Médico Legal de Teófilo Otoni, a morte ocorreu provavelmente no dia 14 deste mês. Ele divulgou um vídeo no Youtube com detalhes sobre o caso. De acordo com testemunhas, o blogueiro fazia uma reportagem investigativa no município. Em seu blog, em 9 de maio, Evany fez um post chamado “Sem regras sem lei”, em que falou sobre irregularidades de Padre Paraíso, como veículos oficiais, até mesmo uma ambulância, que estariam sendo usados para fins particulares. (OGlobo)

Vacinação contra a gripe termina sexta-feira (22)


Resultado de imagem para Vacinação contra a gripe termina sexta-feira (22)

A Campanha de Vacinação contra Gripe termina na próxima sexta-feira (22). Balanço do Ministério da Saúde mostra que até o dia 15 deste mês foram vacinados 14,5 milhões de brasileiros. O número representa 29,24% do público-alvo, formado por 49,7 milhões de pessoas mais vulneráveis para complicações da gripe. A meta é vacinar 80% do público.

Mais de 54 milhões de doses da vacina estão sendo disponibilizadas aos estados e municípios para garantir a proteção de cerca de 49,7 milhões de pessoas. A vacina, disponibilizada pelo Ministério da Saúde, protege contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para este ano (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). O período de maior circulação da gripe vai de final de maio a agosto.

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, reforça a importância de se vacinar no período de realização da campanha. “Agora é a hora de se vacinar e se proteger no inverno. Após a vacinação, o corpo leva duas a três semanas para gerar os anticorpos necessários para a proteção”, alerta. A vacina é segura e uma das medidas mais eficazes de prevenção a complicações e casos graves de gripe. Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza.

Dentre os grupos prioritários à vacinação, as puérperas apresentam, até o momento, a maior cobertura, com 143.169 doses aplicadas, o que representa 40% das mulheres com 45 dias após o parto. Em seguida estão os idosos, com 6,7 milhões de vacinados (32,1%); 3,78 milhões de crianças de seis meses a menores de cinco anos foram vacinadas (29,8%); nas gestantes foram aplicadas 599,9 mil doses (27,56%); e os trabalhadores da saúde, com 935,4 mil doses aplicadas (22,9%). Com 91,8 mil doses aplicadas, 15,8% dos indígenas já foram vacinados. Como a vacinação deste grupo é realizada em áreas remotas, a atualização dos dados segue outra dinâmica. Também foram aplicadas 2,2 milhões de doses nos grupos de pessoas com comorbidade, população privada de liberdade e trabalhadores do sistema prisional.

Bahia Acontece, com informações de  Carlos Américo, da Agência Saúde

Marido dá mais trabalho do que filhos, diz estudo






Não seria preciso uma pesquisa para comprovar isso, mas é sempre bom ter um fundo quantitativo como argumento, então o site Today.com perguntou a 7 mil mães, em 2013, o que as estressava mais e os maridos ficaram na frente dos filhos e do trabalho.
Ser mãe dá trabalho. É preciso se dedicar, entender e respeitar as necessidades da criança. Mais difícil ainda é quando a criança ainda não consegue dizer direito o que precisa e você fica ali, tentando adivinhar

Depois do casamento vem a tempestade

Mas o marido… Bem, ele é um adulto. O que esperamos de adultos é que eles ajam como tal, mas isso não é exatamente uma tarefa simples. Ser adulto, muitas vezes, significa engolir suas próprias necessidades ou se virar sozinho. E isso é complicado para muitas pessoas.
As principais reclamações sobre os maridos são que eles agem como mais uma criança que precisa de atenção e a falta da divisão de tarefas da casa.

Cozinhar e lavar louça juntos pode salvar casamentos

Agir como criança vai desde o cara não segurar a onda e querer conversar enquanto você está focada em outra coisa até ele agir como birra, pior do que crianças de verdade, quando não tem o que gostaria – como sexo, por exemplo.
E a divisão de tarefas seria muito mais simples se o trabalho integral como mãe fosse valorizado. Tente passar uma semana sozinho em casa com uma criança de poucos meses e volte aqui para contar se foi simples ou se sobrou tempo para qualquer coisa. Não sobra.
Quando há uma criança pequena em casa, o trabalho de quem a acompanha é tão ou mais complicado do que de quem sai para trabalhar. Quem fica em casa não almoça com os amigos, não enrola cinco minutinhos no café ou faz uma pausa para checar o Facebook. É trabalho em tempo integral de verdade!

O que as mulheres querem depois de casar?

Uma em cada cinco participantes da pesquisa doToday.com disse que a divisão não é suficiente e um levantamento feito pelo Instituto Pew Research na mesma época aponta que os homens aumentaram a carga de tarefas domésticas assumidas, porém as mulheres ainda gastam duas vezes mais tempo com os filhos, independentemente de trabalharem foram de casa ou não.
Quer deixar sua mulher mais feliz, seu relacionamento mais leve e seu lar mais harmônico? Entenda o momento de cada coisa e faça sua parte, assim todo mundo fica feliz!

NOVOS CURSOS DO CAMPUS UNIVASF SENHOR DO BONFIM TERÃO VAGAS PREENCHIDAS PELO SISU 2015.2


Resultado de imagem para UNIVASF SR DO BONFIM



As primeiras turmas dos novos cursos de graduação de Licenciatura em Geografia e Bacharelado em Ecologia, ofertados pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) no Campus Senhor do Bonfim (BA), ingressarão no segundo semestre letivo deste ano. As 40 vagas de cada curso serão disponibilizadas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2015.2. O ato que autoriza a criação dos novos cursos foi publicado no Diário Oficial da União na última terça-feira (12) pela Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres), vinculada à Secretaria de Ensino Superior (Sesu) do Ministério da Educação (MEC).

O pró-reitor de Ensino da Univasf, Leonardo Sampaio, destaca que a criação dos cursos é uma conquista para a Universidade e para a região de Senhor do Bonfim, cujo campus oferta o curso de Ciências da Natureza, criado em 2009. Com Geografia e Ecologia, o campus dá mais um passo para se tornar um Centro de Ciências Ambientais, uma proposta fomentada pela própria comunidade acadêmica local e que está em sintonia com a vocação da região.

O curso de Licenciatura em Geografia será noturno e o de Bacharelado em Ecologia, diurno e realizado em tempo integral. Os dois terão entrada única. Para concorrer às primeiras vagas dos novos cursos é necessário que o candidato tenha feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2014.

Leonardo Sampaio destaca que os cursos já iniciarão suas atividades com projeto pedagógico concluído, completo levantamento bibliográfico para aquisição do acervo e perfil de vagas para professores definido. Um edital de concurso público para professor efetivo com vagas para as duas graduações está com inscrições abertas até a próxima quinta-feira (21). “A perspectiva é de iniciarmos os cursos em excelentes condições para oferecer aos estudantes”, disse.

Na tarde de ontem (14), o reitor Julianeli Tolentino de Lima esteve em Senhor do Bonfim para uma reunião com o prefeito Edivaldo Martins Correia, no Gabinete da Prefeitura. Também participaram da reunião o Subprocurador-Chefe junto à Univasf, Rafael Nogueira Cavalcanti; o prefeito Universitário José Edilson dos Santos Junior; e o Secretário Administrativo, Leone Bagagi.

Durante o encontro, o reitor apresentou o projeto de expansão física do campus, que será executado no terreno doado pela Prefeitura Municipal por meio das Leis de N° 12.832/2012 e N° 1.319/2013 e que contemplará, entre outros, bloco de salas de aula, laboratórios, auditório e espaço de convivência. O projeto está sendo idealizado para proporcionar uma maior integração entre a comunidade acadêmica e a comunidade externa. As obras estão previstas para iniciar em 2016, após sua aprovação pelo MEC. O layout do projeto está disponível no link abaixo.

Outros cursos - Mais quatro cursos de graduação serão oferecidos na Univasf em 2016: Bacharelado em Geologia, no Campus Senhor do Bonfim; e Licenciatura em Química, Bacharelado em Antropologia e Bacharelado em Biologia, no Campus São Raimundo Nonato (PI). Todos estes iniciarão com a oferta de 40 vagas anuais. Segundo o pró-reitor de Ensino, os cursos já têm minutas prontas para nortear o trabalho de elaboração dos projetos pedagógicos, que será realizado por comissões constituídas por representantes da Coordenação Pedagógica da Proen e por professores dos campi.

Para o reitor Julianeli Tolentino, a abertura de novos cursos de graduação é essencial para que os campi da Universidade contribuam diretamente para o desenvolvimento das regiões onde estão inseridos. “A oferta de novos cursos agregará ainda mais valor aos já oferecidos pela Univasf, pois proporcionará o ingresso de mais estudantes, professores e técnicos na instituição, que consequentemente trarão mais desenvolvimento para a região de abrangência da nossa instituição. Além disso, os jovens terão a oportunidade de construir sua formação profissional numa instituição pública federal de ensino superior já reconhecida por sua qualidade e que passa a oferecer um leque cada vez maior de opções de cursos”, ressalta.


Renata Freitas

Por: Assessoria de Comunicação

SSA: HOMEM ESTUPRA MÉDICA DO SÃO RAFAEL; POLÍCIA DIVULGA RETRATO FALADO





17/05/15- Uma médica de 32 anos do Hospital São Rafael foi estuprada após ter sido sequestrada na saída do trabalho, no início da noite de sexta. Segundo informações da 10ª Delegacia Territorial (Pau da Lima), que cuida da investigação, a médica foi abordada dentro do estacionamento Wellpark em frente à unidade médica. O criminoso foi descrito pela vítima como um homem negro, que trajava jaleco, calça jeans e camisa social e tinha cerca de 1,70m de altura.

A médica foi levada no seu próprio veículo, um Honda Civic prata, até o bairro de Águas Claras. Lá, o bandido a forçaria a efetuar saques em uma agência do Banco do Brasil, mas encontrou o local fechado. Ele então dirigiu até um matagal no bairro, estuprou a médica e fugiu com o veículo.  A vítima foi abordada por volta das 18h40, segundo o boletim de ocorrência registrado às 23h08 do mesmo dia. Ela foi encaminhada ao Departamento de Polícia Técnica (DPT), na Centenário, para realizar exames de corpo delito

A polícia divulgou um retrato falado do estuprador e conta com a ajuda da população através de denúncias para identificar e prender o acusado que, segundo a polícia, usava  um jaleco quando abordar a vítima no estacionamento Well Park, que fica em frente à instituição médica.

Qualquer informação sobre o acusado pode ser passada pelos números (71) 3225 0000 ou para o número 191 da Polícia civil ou 190 da Polícia Militar. Em Jacobina pode-se ligar para o (74) 3621 1277 ou 3621 1229

Emerson Rocha / Bahia Acontece
Imagem - Polícia Civil

Controle do mosquito da dengue motiva 12 estudos


Resultado de imagem para MOSCAMED SOLTA MOSQUITOS EM JACOBINA


A infestação sem precedentes do mosquito Aedes aegypti, que provoca a maior epidemia de dengue do País, acendeu a luz amarela em laboratórios de pesquisas que correm atrás de soluções para uma política de controle integrado da principal praga alada doméstica brasileira. Além da Fiocruz, no Rio, da francesa Sanofi Pasteur, e do Instituto Butantã, que buscam a vacina salvadora, pelo menos outros 12 estudos movimentam cientistas da Universidade de São Paulo (USP) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado (Fapesp) em torno do inseto e sua peste. Investiga-se dos hábitos das fêmeas transmissoras dos vírus à genética de machos estéreis - e até uma inversão sexual do bicho. "A inversão sexual do mosquito favorece a produtividade de uma biofábrica de machos estéreis", diz Margareth Capurro Guimarães, do Instituto de Ciências Biomédicas da USP, que já produz mosquitos esterilizados geneticamente para controlar infestações. Nas centenas de alas médicas lotadas por suspeitas de dengue, todo mundo sabe que é a fêmea do mosquito rajadinho a vilã no leva e traz dos vírus. Essa é a parte da pesquisa que a professora da USP chama de "supressão da espécie", uma vez que, segundo ela, atualmente é "impossível" se pensar em erradicação do mosquito. Para bombar os resultados da produção de espécimes machos estéreis, 50% dos ovos produzem fêmeas, a pesquisadora faz microinjeções em pulpas do Aedes para mudar-lhes o gênero. A professora lembra ainda que há, no laboratório, uma outra investigação em curso, em fase final de testes. É a da indução gênica, ou seja, aquela que tenta mudar o comportamento do sistema de defesa da fêmea Aedes para que ela reaja contra o vírus da dengue, morrendo ou eliminando o agressor antes da transmissão pela saliva na próxima vítima. Quando pica, para que o sangue a ajude na maturação dos ovos, ela precisa de um tempo de 10 a 12 dias para que, então, se torne transmissora potencial do vírus. É aí que funcionaria a indução gênica planejada pela professora da USP.
Erradicado - Depois de ter atravessado o século 20 transmitindo também a febre amarela e de ter sido erradicado no Brasil por uma década, entre 1958 e 1967, o famigerado vetor se especializou em espalhar pelo menos quatro tipos de vírus de dengue. Caçado de casa em casa, vaso por vaso, por moradores e agentes de saúde que perseguem ovos e larvas, o inseto tem as entranhas olhadas com lupa também por cientistas que lá esperam ver proteção humana via alterações celulares. No Laboratório de Desenvolvimento de Vacinas da USP, chefiado pelo professor Luiz Carlos de Souza Ferreira, buscam-se novas estratégias vacinais. No Instituto de Ciências Biomédicas, outra equipe estuda a dengue no hospedeiro. Boa parte do caminho já foi percorrido, explica o pesquisador Jaime Henrique Amorim. Ele já conseguiu provocar reação dos linfócitos T, estruturas do sistema imunológico que matam células infectadas por vírus, em camundongos. "Esse é um avanço que permite abrir porta para uma vacina com proteção não só de anticorpos", explica o cientista. A pesquisa dele está integrada ao estudo da vacina tetravalente do Butantã. (Com informação do Estadão Conteúdo - Via Notícias ao Minuto)

Você sabia? Todos os aviões são atingidos por raios ao menos uma vez por ano




16/05/15- Quem tem um pouco mais de medo de ser atingido por um raio do que o normalmente provavelmente já sabe de algumas precauções que podem se tomadas para evitar as chances de sofrer um desses eletrizantes encontros – e se não souber, é só clicar aqui para descobrir como sobreviver. No entanto, o que a maioria das pessoas desconhece é que o risco disso acontecer aumenta 560 vezes caso você esteja dentro de um avião em pleno voo.

Segundo dados levantados pelo Quartz, cada aeronave em funcionamento no mundo costuma ser atingida por um raio ao menos uma vez por ano. Antes que você decida nunca mais entrar em um avião, no entanto, vale a pena entender o que acontece quando o veículo aéreo é acertado por essas monstruosas descargas elétricas: praticamente nada.


Quando as aeronaves modernas são projetadas, as equipes responsáveis pelo produto sempre contam com a presença de um engenheiro que vai se certificar de que os sistemas elétricos, equipamentos e combustível estão protegidos dos 30 mil amperes de força dos raios. Quando a descarga acerta um avião, a eletricidade simplesmente percorre a fuselagem de alumínio por fora e sai por outra extremidade do veículo.

Suave na aeronave

A proteção dos aviões modernos contra descargas elétricas é tão boa que muitas vezes os passageiros sequer percebem o que aconteceu e os únicos danos que ficam são algumas marcas escuras na tintura da aeronave. Segundo registros históricos, a última vez em que um avião caiu por ter sido atingido por um raio nos Estados Unidos foi em 1967 – quase 50 anos atrás.

Dessa forma, você pode manter sua calma e continuar planejando suas viagens para qualquer lugar do mundo. Ainda que uma grande estrutura de metal voando pelo meio de nuvens carregadas de partículas elétricas seja um alvo fácil para raios, você ainda estará bem mais seguro lá do que se estivesse parado em campo aberto durante uma tempestade.

FONTE(S) Quartz/Karina Martinez-Carter
IMAGENS Imgkid  The Huffington Post

OPERAÇÃO INTEGRADA REÚNE DIVERSOS ÓRGÃOS EM DEFESA DO MEIO AMBIENTE


Coordenada pelo Ministério Público da Bahia através do NUSF – Núcleo de Defesa da Bacia do Rio São Francisco, a 35ª FPI – Fiscalização Preventiva Integrada foi realizada no período de 04 a 15 de maio. A operação contou com a participação de diversos órgãos estaduais e federais, entre os quais a
PRF, ADAB, CREA/BA, FUNASA, IBAMA, INEMA, MPF, MPT, SEFAZ, SEAGRI, SEMA, CIPPA, CRMV e colaboradores.
As equipes da 35ª FPI desenvolveram ações nos municípios de Irecê, Mulungu do Morro, Cafarnaum, Barro Alto, Canarana, Ibitita, Ibipeba, Xique Xique, Lapão, Jussara e São Gabriel.
A Polícia Rodoviária Federal integrou a equipe de Fauna com agentes do IBAMA, do MP e de colaboradores, percorrendo diversos municípios na área urbana e rural, visitando vários povoados.
Ao todo, 1518 animais foram entregues ou resgatados
pelas equipes. Entre as várias espécies de aves, a maioria delas foram pássaros como cardeal, coleira, sabiá, dentre outros que se encontravam em residências e sítios dos municípios visitados. Alguns casos chamaram bastante atenção dos




Bahia Acontece, com informações da 10ª Superintendência de Polícia Rodoviária Federal

VEREADOR TIAGO DIAS CRITICA GASTOS COM LIMPEZA PÚBLICA E CHAMA PREFEITO DE "LADRÃOZINHO"


15/05/15- Os últimos discursos do vereador Tiago Dias no plenário da Câmara de Jacobina tem sido recheados de polêmicas. Recentemente ele afirmou que o Secretário de Planejamento de Jacobina, Juliano Cruz, faz a " POLÍTICA DO MACACO", segundo ele, Juliano fica pulando de galho em galho, gestão após gestão, se eternizando no poder por conveniência própria.

" Há pelo menos cinco gestões de Juliano acompanha a situação, independentemente de quem seja ou de ideologias políticas. Ele é o poder pelo poder. Juliano criticou recentemente na rádio a gestão passada ( Valdice Castro), dizendo que Rui Macedo recebeu o município quebrado, mas será que ele esqueceu que ele próprio foi aliado e colaborador de Valdice?, arguiu o edil.

Já na última sessão, 19/05, o vereador voltou a atacar a atual gestão, que sofreu duras críticas no setor de limpeza pública. Usando números oficiais, o vereador disse que o atual prefeito, ( Rui Macedo) em dois anos, gastou o equivalente ao que a ex-prefeita (Valdice Castro)  gastou na gestão inteira.

Nos quatro anos da gestão Valdice, ela gastou com a empresa LOCAR, aproximadamente R$ 16.000.000,00, e o atual prefeito, só nos dois primeiros anos já vai em quase 17 MI pagos a MM. falou o edil, que continuou dizendo; " E se a limpeza tivesse melhorado menos mal, mas fez foi piorar, e muito, o mato e o lixo ta tomando conta da cidade, E PRA PIORAR, O PREFEITO NÃO SÓ RENOVOU O CONTRATO COM A mm, COMO APROVOU UM ADITIVO NO VALOR DO CONTRATO, QUE AGORA PASSA DOS 10 MI"

O edil teve o apoio no uso de "à partes" , dos vereadores Milton Sena e Gildo Mota, que afirmaram que a precariedade da limpeza pública é vista a olhos nus não só nos distritos , mas também na sede, e que isto acontece porque a prefeitura , que deveria fiscalizar, não faz isso.

No fim de sua fala, o edil polemizou novamente dizendo a seguinte frase: " Já que o prefeito Rui Macedo chamou Dr Leonardo, (Ex-diretor da Clínica de Hemodiálise) de medicozinho, o Blogueiro Igor Fagner blogueirozinho, o jornalista Gervásio Lima de jornalistazinho, e tachou mim ( Tiago Dias) de " politicozinho,  vou então chamar ele,  ( Rui Macedo) ,  LADRÃOZINHO" Apesar da polêmica criada, Tiago foi muito aplaudido no fim de seu discurso.

Emerson Rocha / Bahia Acontece

Gandu: Grupo explode caixas e depois rouba chocolate em delicatessen


Durante fuga, bandidos caíram em ribanceira e fugiram (Foto: Divulgação / PM)




Cerca de 12 homens fortemente armados explodiram dois caixas eletrônicos de uma agência da Caixa Econômica Federal (CEF), no município de Gandu, a 240 quilômetros de Salvador, na madrugada desta sexta-feira (15). Após a ação, os assaltantes também invadiram uma delicatessen e uma loja de roupas, localizadas nas proximidades da agência bancária.
De acordo com a 60ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM/Gandu), os bandidos chegaram ao município em cinco veículos - quatro carros e um moto -, por volta das 3h. A PM conta que, na ação, os assaltantes arrombaram o portão de acesso à agência e explodiram dois caixas eletrônicos.

Após as explosões, a PM detalha que guarnições foram encaminhadas para o local e atiraram uma granada do lado de fora da agência, a fim de assustar os criminosos e evitar o crime. Com a chegada da polícia, os bandidos deixaram a unidade, mas entraram em conflito com as guarnições da 60ª CIPM durante a fuga.

Houve troca de tiros. Durante a fuga, os criminosos ainda invadiram uma delicatessen, de onde levaram chocolates, sorvetes e um micro-ondas. Em seguida, a polícia conta que os assaltantes invadiram uma loja de roupas, de onde levaram algumas peças.
Na tentativa de fuga, a PM afirma que um dos carros usados pelos bandidos colidiu contra um poste. No veículo, estavam os itens roubados da delicatessen e da loja de roupas. O carro foi abandonado pelos criminosos e os itens roubados recuperados.

Ainda de acordo com a PM, cerca de 30 minutos após a ação, um veículo de pequeno porte foi visto na saída da cidade com características suspeitas. Após abordagem, os ocupantes iniciaram fuga e, após uma curva, acabaram caindo em uma ribanceira. Mesmo após o acidente, os suspeitos abandonaram o carro e fugiram por dentro de uma área de vegetação.
Até a publicação desta reportagem, nenhum dos criminosos envolvidos na ação tinha sido preso. Segundo a PM, a gerência do banco informou que os bandidos não conseguiram levar dinheiro dos caixas eletrônicos explodidos.

G1