A realidade por trás de um sorriso, de uma propaganda

O Governo da Reconstrução está mesmo muito apressado para mostrar serviço, ou pelo menos propagar que está trabalhando, ao ponto de deixar de lado alguns fatores importantes na elaboração de uma propaganda. 

O homem que aparece em um outdoor sorrindo e anunciando a entrega de 296 casas, se quer usufruirá deste benefício que erroneamente é divulgado como obra da Prefeitura Municipal de Jacobina. Procurado por nossa redação, o garoto propaganda nos disse que a foto foi tirada sob à informação de que seria usada num quadro para o posto de saúde do Jacobina IV "Eles tiraram minha foto e depois disseram ‘Pronto tiozinho, agora você vai ficar famoso!‘ e foram embora".

A Comunicação da prefeitura esqueceu de dizer à esse senhor que fama não enche barriga, esqueceu de perguntar se ele estava sendo bem assistido em seu bairro e como ele fazia para sobreviver. A realidade desse pai de família é bem diferente da exposta naquela propaganda, pois ele não mora no Lagoa Dourada e, muito menos conseguiu colocar seu nome na lista dos aprovados para financiar uma moradia. O homem que aparece na foto, em seu dia a dia sobe e desce ladeiras carregando feiras numa carroça, única ferramenta à levar comida para sua casa, situada no Jacobina IV e apelidada por ele como "Embrião de um vão só". E o mesmo homem, que às vésperas da eleição de 2012 recebeu a visita do vereador do Bairro, Ramon Santos, prometendo aposentá-lo e após outubro, ouviu do edil que o problema dele só o Incra resolveria.

Ao conversar com sua esposa, descobrimos que toda família está indignada com tal exposição "Porque esse homem não tirou a foto da família dele? ele está usando o nome de meu esposo pra ganhar dinheiro, pra fazer propaganda política" 

Quanto ao direito de imagem, a assessoria de comunicação da PMJ informou que possui uma assinatura autorizando o uso, informação esta, não confirmada pelo homem "Eles me pediram os documentos e como eu disse que não estavam comigo, me falaram que então não precisava" disse. A assessoria disse ainda que o senhor apelidado de Firmino do Milho, foi escolhido devido à sua aparência de pessoa humilde, (ou seja, ideal para uma propaganda de assistencialismo) "Ele ia passando com um chapéu de palha e carregando uma carroça de melancias e vimos nele, o modelo ideal para o que queríamos" disse Júnior.


Morar na propaganda de Jacobina é muito bom, porém, após o apagar dos flashs e o fechar do sorriso, a vida volta ao seu normal e o nosso garoto propaganda segue em busca de mais um frete em seu carrinho de mão, lutando ainda pela sua aposentadoria para, enfim, levar uma vida digna da sua idade. 

ROTA 324

Nenhum comentário:

Postar um comentário