Estudante encontra filhote de onça ferido ao chegar em casa, no AM


Onça estava no sofá da sala de casa no interior do Amazonas (Foto: Angelo Giovanni/Arquivo Pessoal)


Um filhote de onça foi encontrado, neste sábado (9), por um universitário dentro de uma residência em um sítio localizado próximo da estrada AM-010, no município de Rio Preto da Eva, a  57 km de Manaus. O animal tinha um ferimento em uma das patas e, segundo o estudante, foi resgatado por funcionários do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama).

Angelo Giovanni, de 18 anos, conta que levou um susto ao chegar em sua casa, por volta das 11h, e encontrar marcas de sangue dentro do imóvel. "Eu fui comprar almoço. Ai, quando cheguei, abri a porta e me deparei com sangue. Fiquei assustado. Logo depois vi um animal deitado no meu sofá. Fiquei com medo, mas fui me aproximando discretamente. Peguei um tênis, botei minha mão dentro, e fui chegando perto. Comecei a dar carinho, a acariciar com a mão protegida. Depois eu tirei o tênis e toquei no corpo dela para ver se não estava machucada. Ela estava ferida na pata, mancando", disse ao G1.

Onça comeu ração para gatos e leite após ser encontrada, diz estudante (Foto: Angelo Giovanni/Arquivo Pessoal)
O estudante de direito contou ainda que, após limpar o filhote com água, deu leite e ração de gato para o felino. Ele relata que é a primeira vez que uma onça aparece no local. O jovem acredita que o filhote pode ter escapado de uma caça. Ele teme que a mãe do animal esteja nas proximidades. "Ela provavelmente deve ter sido caçada. Era o que aparentava ser", disse.
Segundo Angelo, após o filhote se alimentar, ele acionou o Ibama. "Eu fiquei com ela até umas 15h30. Liguei para o Ibama, depois apareceram aqui com cinco rapazes. Eles examinaram a onça e a levaram", lembra.
O G1 tentou contato com o Ibama, mas as ligações não foram atendidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário