A
A
AA
A
A
A
A
A
A
Q
Q
ENTENDA MELHOR O RAIO :
A
Um raio é uma descarga elétrica que se produz entre o contato de nuvens de chuva e a terra. Desde a antiguidade os raios encantam e assombram a humanidade com seu aspecto ameaçador e ao mesmo tempo intrigante, que acabou por ser incorporado nos mitos e lendas como elemento de demonstração da existência de deuses poderosos como o grego Zeus, por exemplo.Benjamin Franklin comprovou a hipótese da origem elétrica dos raios concebendo os pára-raios com a finalidade de proteger as edificações da ação dos raios.Foi no século XVIII praticamente o início do estudo sistemático da eletricidade.


Naquela época não se conhecia uma teoria que explicasse o fenômeno das tempestades e os raios que nelas se manifestavam.Para que um raio ocorra é preciso que haja excesso de cargas elétricas entre as nuvens e o solo ou entre nuvens. Quando ocorre este desequilíbrio, a natureza tenta equilibrar novamente retirando de onde tem mais para onde tem menos.


Existem três tipos de raios classificados pela sua origem:Da nuvem para o solo. Do solo para a nuvem. Entre nuvens. Raios entre nuvensPara saber a origem do raio basta ver as bifurcações, isto é, a divisão do raio em forma de "v". A abertura indica o sentido do raio. Veja na figura abaixo que o raio está indo da nuvem para o solo.Elementos de um raio:Trovão: barulho produzido pela descarga elétrica. Raio: é a própria descarga elétrica. O ar ao ser percorrido pela corrente elétrica, emite aquela luz branca, chamada de relâmpago.

Nenhum comentário:

Postar um comentário