Executiva publica mensagem racista no Twitter, pede desculpas, mas é demitida



A ex-diretora de comunicação InterActive Corp (IAC) Justine Sacco, que publicou um comentário racista no Twitter na sexta-feira e causou indignação, pediu desculpas neste domingo (22) pelo que escreveu. "Palavras não podem expressar o quanto me arrependo e o quanto é necessário para mim pedir desculpas ao povo sul-africano, que ofendi com uma mensagem desnecessária e insensível", diz o comunicado de Justine Sacco, divulgado pela rede de TV ABC.
O comentário causou a demissão da  - a IAC é responsável por sites como The Daily Beast, Vimeo e Ask.com. As mensagens foram publicadas na sexta, antes de Justine viajar dos EUA para a África do Sul, onde passaria férias com a família. 

"Indo para a África. Espero não contrair Aids. Brincadeira. Sou branca!", escreveu ela. 

O tuíte repercutiu e foi severamente criticado em todo mundo.
Antes mesmo do avião com Justine pousar na África, a IAC já havia divulgado comunicado condenado as mensagens, classificadas de "ofensivas" e "atrozes". Ao desembarcar, sabendo da repercussão, ela excluiu a mensagem e depois encerrou a conta no Twitter - já era tarde demais. Ela entrou nos assuntos mais comentados da rede social e acabou indo parar na mídia.
Logo depois, a IAC demitiu a funcionária. "Tratamos este assunto com muita seriedade, e tomamos medidas junto à funcionária envolvida. Não há justificativa para o comentário publicado, que condenamos com firmeza", disse a empresa, em comunicado.
O site justinesacco.com foi feito e redireciona quem acessa para um site de doações para luta contra Aids na África.

Tweet qualificado como racista postado por Justine Sacco.
Tweet qualificado como racista postado por Justine Sacco.
Twitter

CORREIO

Nenhum comentário:

Postar um comentário