Policial Militar jacobinense é um dos 109 oficiais aptos a comandar tropas na Bahia




Mais 109 policiais militares se tornaram aspirantes-a-oficial, com a formatura no treinamento especializado em segurança pública. A solenidade foi realizada na noite desta quinta-feira (12), na Vila Militar do Bonfim, no Dendezeiros, com a presença do secretário da Segurança Pública, Maurício Barbosa, e do comandante-geral da PM, coronel Alfredo Castro.
Os aspirantes-a-oficial trocaram o espadim de Tiradentes, símbolo dos alunos da academia, pela espada, que representa o oficialato e foi entregue pelos padrinhos de cada um dos formandos. Eles também prestaram o juramento à Bandeira Nacional. A capacitação teve duração de três anos e, a partir de agora, durante um ano, os aspirantes-a-oficial participam de estágio para o aprendizado do comando de tropas. 
Antes desta turma, de 2007 até agora já haviam sido formados 694 oficiais. Segundo o coronel Alfredo Castro, a carreira de oficial começa com a formatura e segue até o último posto da Polícia Militar, de coronel. “Eles têm três anos de formação, com disciplinas relativas à Polícia Militar, incluindo a capacitação de Polícia Cidadã, ficando capacitados para o desempenho da função”.
Qualificação da segurança pública

Para o secretário Maurício Barbosa, a segurança pública baiana está cada vez mais qualificada. “O oficial deve ter espírito de liderança, vontade de fazer sempre mais, coragem diante de todas as adversidades possíveis e precisa ser exemplo para as tropas que vai liderar. Desejo a todos eles boa sorte na carreira para atender à sociedade, que é a razão da existência da segurança pública”.
O aspirante-a-oficial e jacobinense, Valner Rodrigo, disse que o conhecimento adquirido na academia vai servir para toda a vida. “A turma vai ser remanejada para todo o estado, para companhias e batalhões, assumindo postos de comando. Faremos agora um estágio de um ano, alinhando o que se aprendeu com a prática.
“Eu me sinto realizado, sempre quis seguir a carreira militar, pois meu pai é militar aposentado. Estou feliz e satisfeito com mais esta conquista em minha vida”, finalizou.
Homenagem ao professor Milton Santos

Na ocasião, a turma homenageou como patrono o professor-doutor Milton Santos. Milton Santos foi um geógrafo brasileiro, considerado por muitos como o maior pensador da história da geografia no Brasil e um dos maiores do mundo. Destacou-se por escrever e abordar sobre inúmeros temas, como a epistemologia da geografia, a globalização, o espaço urbano, entre outros.
Da Redação – A direção deste site parabeniza ao Asp. Valner Rodrigo pelo seu empenho e dedicação a briosa Policia Militar da Bahia em especial ao seu trabalho ainda como soldado lotado na 24ª CIPM em Jacobina.
Jovem equilibrado e honrado, Valner é filho do também policial militar, hoje aposentado, Valdir Lima que já prestou relevantes serviços a segurança pública regional. Neste momento de alegria só nos resta agradecer ao nosso Deus por mais essa conquista do nosso irmão e amigo Valner e sua família. Parabéns guerreiro!

O POVO QUER SABER

Nenhum comentário:

Postar um comentário