Ourolândia: Polo do Mármore investe em Segurança do Trabalho

Nos últimos anos as empresas que formam o Polo do Mármore no município de Ourolândia vêm investindo muito para cumprir as exigências legais do Ministério do Trabalho e Emprego, além da regularização junto aos órgãos ambientais.
Empregados da Vieira Mármore
Quem conhece a realidade das indústrias instaladas nesse município sabe que num passado não tão distante, as condições de trabalho eram ainda piores, mas com as constantes fiscalizações e orientações de profissionais da área de saúde, segurança e meio ambiente os empregados tem conseguido ter seus direitos assegurados na sua maioria, e as empresas vem percebendo cada a vez mais a necessidade desse investimento.
Funcionários da Brastone
Cerca de 80 funcionários que prestam serviços a empresas de extração e beneficiamento do mármore Bege Bahia foram treinados e capacitados para executarem suas atividades com segurança no ultimo mês de maio. No curso os participantes aprenderam a identificar os riscos inerentes a cada função, conhecer e aplicar as medidas de controle estabelecidas na NR 12, para o cumprimento das condições mínimas exigíveis garantindo a segurança e integridade física dos operadores de máquinas e equipamentos, em suas diversas etapas, incluindo projeto e utilização sem prejuízo ao que estabelece as demais Normas Regulamentadoras.

Segundo a NR 12
A operação, manutenção, inspeção e demais intervenções em máquinas e equipamentos devem ser realizadas por trabalhadores habilitados, qualificados, capacitados ou autorizados para este fim. Os trabalhadores envolvidos na operação, manutenção, inspeção e demais intervenções em máquinas e equipamentos devem receber capacitação providenciada pelo empregador e compatível com suas funções, que aborde os riscos a que estão expostos e as medidas de proteção existentes e necessárias, nos termos desta norma, para a prevenção de acidentes e doenças.

Ministração do curso
O curso de capacitação foi ministrado pelo Técnico em Segurança do Trabalho, Antonio Carlos Alves, que também é graduado em Tecnologia em Segurança no Trabalho e está prestes a concluir especialização em Prevenção e Controle de Riscos. Bastante conhecido na região por sua atuação como profissional da comunicação em rádios jacobinenses, Antonio Carlos vem buscando se qualificar cada vez mais para atender as demandas do mercado na área de Saúde, Segurança do Trabalho e Meio Ambiente.

Para o Carlos “segurança é uma questão de comportamento” e por isso os cursos e treinamentos devem ser constantes para aprimorar os conhecimentos e motivar os trabalhadores a mudarem seus hábitos e consecutivamente entenderam que segurança do trabalho é uma tarefa de todos e começa por ele próprio.

Se a sua empresa precisa de uma assessoria em segurança do trabalho, fale com Antonio Carlos pelo (74)8101-6575. Fonte: Bahia Urgente

Nenhum comentário:

Postar um comentário