SSA: Três pessoas morreram asfixiadas em uma obra da rede de esgoto da EMBASA




Três pessoas morreram asfixiadas em uma obra da rede de esgoto da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) na manhã desta quarta-feira, 18, por volta das 8h30, em Cajazeiras V. Uma quarta foi resgatada com vida.
Segundo informações de testemunhas, dois mortos eram funcionários que trabalhavam na obra de esgoto sanitário, que ocorre no canteiro central da Via Regional, na rua da Imperatriz, atrás da Colônia Lafayete Coutinho.
A primeira morte ocorreu quando um dos funcionários entrou na obra, e começou a se asfixiar com gás (a origem ainda não é conhecida). Percebendo que o colega passava mal, um segundo trabalhador foi tentar ajudar, mas acabou asfixiado.
A terceira vítima, que é dona de uma sucata próximo à obra e é chamada pelo prenome Gregório, também tentou socorrer os dois funcionários da Embasa e acabou morrendo asfixiada. Uma quarta pessoa ainda entrou na obra, mas conseguiu ser resgata com vida por sindicalistas que estavam no local.
Logo depois, o homem foi atendido por agentes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O estado de saúde dele ainda não é conhecido, assim como para qual hospital ele foi levado.
Procurado pela reportagem do Portal A TARDE, a assessoria de comunicação da Embasa, responsável pela obra, informou que os trabalhadores são do consórcio MRM/Passarelli.
Os nomes dos dois empregados mortos são Antônio Pereira da Silva e José Ivan Silva, conforme nota divulgada pela Embasa. Ainda de acordo com o comunicado, "o consórcio responsável pela execução da obra está investigando a origem do gás, uma vez que a rede de esgoto ainda não está em funcionamento".

Em nota, a Embasa informa ainda que o equipamento onde as três pessoas morreram "é uma caixa de concreto armado implantada a três metros de profundidade. Segundo o consórcio, o serviço estava finalizado há três meses e, nesta manhã, os técnicos foram realizar vistoria no local. Ao tentar ajudar, o morador também foi contaminado".
Inicialmente, a Superintendência de Telecomunicações das Polícias (Stelecom) informou que os trabalhadores tinham caído em um buraco, o que teria provocado a morte das vítimas.
Homens do Corpo de Bombeiros fizeram a remoção dos corpos das vítimas.

Veja nota completa enviada pela Embasa para a imprensa

Nota à imprensa

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) informa que o acidente ocorrido no início da manhã desta quarta-feira (18), na rua da Imperatriz, em Cajazeiras V, envolvendo dois trabalhadores do consórcio MRM/Passarelli, Antônio Pereira da Silva e José Ivan Silva, e um morador da região de prenome Grigório, foi ocasionado por contaminação por gás dentro de um equipamento da rede de esgotamento sanitário que está sendo implantada na localidade.

O consórcio responsável pela execução da obra está investigando a origem do gás, uma vez que a rede de esgoto ainda não está em funcionamento.

O equipamento é uma caixa de concreto armado implantada a três metros de profundidade. Segundo o consórcio, o serviço estava finalizado há três meses e, nesta manhã, os técnicos foram realizar vistoria no local. Ao tentar ajudar, o morador também foi contaminado.

A Embasa vai acompanhar o caso e apurar as responsabilidades junto ao consórcio executor da obra.


CORREIO

Nenhum comentário:

Postar um comentário