Um de cada seis
minutos do horário eleitoral de TV dedicado às candidaturas
presidenciais foi utilizado pelos candidatos até agora para atacar
adversários. Quarenta e um dias após o início da exibição dos programas -
os presidenciais vão ao ar terças, quintas e sábados -, Aécio Neves é
quem mais dedicou espaço às críticas. Entre o primeiro programa no dia
19 de agosto e o que foi exibido na quinta-feira, dia 25, o tucano, que
conta com 4min35s em cada bloco de 20 minutos, investiu 32% do seu
tempo, ou 24min56s, com o que os especialistas chamam de "campanha
negativa". Com 2min03s em cada bloco, a candidata do PSB, Marina Silva,
utilizou 18% do seu tempo, ou 6 min16s, para criticar os adversários. Já
Dilma Rousseff, que disputa a reeleição e conta com 11min24s diários em
cada bloco, usou 10% do seu tempo, ou 19min23s, para atacar os
adversários. O levantamento, que foi feito pelo Laboratório de Pesquisa
em Eleições, Comunicação Política e Opinião Pública da Universidade do
Rio de Janeiro (UFRJ) a pedido do jornal O Estado de S. Paulo, mostra
que o tucano dividiu seus ataques entre Dilma e Marina, mas a petista
foi seu foco principal. Já Dilma e a candidata do PSB trocaram críticas e
deixaram o presidenciável do PSDB em segundo plano. A campanha negativa
detectada no levantamento leva em conta apenas os programas com blocos
de 20 minutos - dois blocos por dia. Não inclui as inserções, por meio
das quais boa parte dos ataques é feita. As informações são do jornal
do Estado de S. Paulo.
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