Bahia terá Frente Parlamentar da Indústria


Frente Parlamentar da Indústria do Estado da Bahia



Com a participação de dirigentes da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), presidentes de sindicatos de diversos segmentos da indústria e deputados estaduais, a Frente Parlamentar da Indústria do Estado da Bahia foi apresentada na segunda-feira (11/4), no auditório do Plenarinho, da Assembleia Legislativa. 
Os parlamentares presentes reforçaram o apoio e destacaram a importância da iniciativa para a indústria e para a sociedade. “A Frente é suprapartidária e tem o compromisso de ser positiva e proativa”, afirmou o Deputado Nelson Leal, que preside a Frente.
Em seu discurso, o presidente da FIEB, Ricardo Alban, lembrou que o principal objetivo é construir um canal de interlocução entre a indústria baiana e o Legislativo Estadual. “A Frente é um caminho para fazer a intersecção entre as duas instituições. Vamos fornecer condições para que os parlamentares possam entender a nossa realidade, sendo proativos e demandando soluções e proposições”, pontuou. Ele ressaltou que o setor  foi o que mais perdeu em competitividade nos últimos anos. “Daí a importância de discutir interesses do setor industrial e, consequentemente de toda a sociedade”, completou.
Ele exemplificou a ação proativa da FIEB, apresentando o projeto do Cimatec Industrial, que dará suporte a grandes protótipos e plantas piloto, além de ter uma infraestrutura em pesquisa, desenvolvimento e inovação. “O Cimatec Industrial visa atrair mais investimentos e tornar o estado um polo de inovação, investimento industrial e competitividade”.
Durante o encontro, o Diretor Executivo da FIEB, Vladson Menezes, fez uma apresentação do atual cenário da indústria baiana e apontou alguns temas prioritários para o setor, entre eles: os Distritos Industriais, questões no âmbito tributário e a Agenda Legislativa da Indústria. Ele destacou que, embora enfrentando momento de queda, resultado da crise em todo o país, a indústria pode reverter este quadro, sabendo explorar as oportunidades. A reunião contou ainda com explanação sobre a Frente parlamentar da Indústria Química, que se pretende ter como referência para a ação da Frente baiana. 
O lançamento oficial da Frente Parlamentar da Indústria está marcado para o dia 11 de maio, às 9h30, na Assembleia Legislativa da Bahia.
Composição – A Frente Parlamentar da Indústria tem como presidente o deputado Nelson Leal (PSL) e vice-presidente, Pablo Barrozo (DEM). Ela será dividida em sete coordenações: Indústria Química, Petroquímica, Plástico, Óleo e Gás, representada pelo deputado Adolfo Viana (PSDB); Construção Civil, Infraestrutura e Mineração, por Maria del Carmen (PT); Agroindústria, por Robinho (PP); Indústria Naval, Automotiva e Metal Mecânica, por Hildécio Meireles (PMDB); Indústria de Papel, Celulose, Madeira e Móveis, por Sandro Régis (DEM); Indústria Cosmética, Têxtil, Vestuário e Calçados, por Carlos Geilson (PSDB) e a coordenação da Indústria de Alimentos e Bebidas, com coordenador a definir. Na secretaria executiva do grupo está o Diretor Executivo da FIEB, Vladson Menezes.

FIEB

Nenhum comentário:

Postar um comentário