JACOBINA: REPERCUSSÃO LEVA PÚBLICO A SESSÃO, MAS CÂMARA NÃO VOTA REQUERIMENTO REQUERIMENTO QUE PEDE NOVA VOTAÇÃO DE CONTAS DA EX PREFEITA VALDICE CASTRO


Após a repercussão da matéria do nosso portal BA dando conta que as contas da ex gestora Valdice Castro referente ao exercício de 2012, rejeitadas em votação pela Câmara, poderiam ser votadas novamente no legislativo,  um bom publico foi a Câmara a acompanhar a sessão desta quarta, mas a mesa diretora decidiu não o assunto em pauta no expediente de hoje, no entanto  o assunto não deixou de ser debatido na casa,sendo inclusive tema o discurso de alguns edis nos seus respectivos pronunciamentos.  Para o vereador Tiago Dias,  a ex gestora teve muito tempo para se pronunciar e não o fez antes. " Porque só agora enviou esse requerimento? Acredito que esse requerimento nem deveria ter sido votado, uma vez que as contas dela foram rejeitadas  pelo Tribunal de Contas  e esta casa seguiu o parecer, e se nó agora, que reprovamos antes, as aprovarmos agora, acredito, ou melhor,  tenho certeza que iremos desmoralizar esta casa. A interesse de quem estas contas serão votadas novamente ? Temos a obrigação de preservarmos  um pouco da credibilidade desta parlamento diante da população. Nós políticos hoje estamos numa situação difícil de credibilidade, criticamos deputados e senadores, e quando temos agora oportunidade vamos fazer a mesma coisa? O Brasil não começa de Brasília para Jacobina , e sim de Jacobina para Brasília.
Já para o vereador Pedro Mário, o requerimento hoje é o tema mais comentado da cidade, e para ele também nem  deveria ter sido considerado, pois não se pode permitir que um precedente tão perigoso  seja aberto. " Já imaginaram se todo prefeito com conta rejeitadas , quando tiverem maioria na Câmara resolver pedir que suas contas votadas de novo? Já imaginaram a bagunça, o mangue que vai virar ? Eu quero ouvir aqui de cada vereador , a explicação técnica do que o fez mudar de ponto de vista. Eu lembro bem desta votação, cumprimos todos os trâmites legais para a sua realização, esperamos até as eleições passarem,  e agora as votaremos de novo? E outra coisa, ela alega que não teve direito de defesa , mas, depois de apresentar o requerimento no apagar das luzes, até o momento não apresentou a sua defesa, e vamos votar de novo?" disse o edil, que continuou; Ela também pediu que suas contas fossem reconsideradas pelo TCM, mas o pedido foi negado. Ela está fazendo o caminho errado.

Diante da colocação , o presidente da casa, Clériston Moreira, comunicou que não haveria votação das contas hoje, e que a ex prefeita vai sim apresentar a defesa. " Temos ainda mais duas sessões, e se precisar faremos uma outra extraordinária para que ela apresente a sua defesa, oral ou por escrito, se esta não acontecer, infelizmente não podemos colocar em votação".

O tema deverá ser discutido e votado nas duas sessões que ainda dever ser realizadas na casa , em datas a serem divulgadas em breve.

Emerson Rocha / Bahia Acontece.


Nenhum comentário:

Postar um comentário