'A cadeira de rodas não me limita, ela me leva onde quero', diz fisiculturista feirense

'A cadeira de rodas não me limita, ela me leva onde quero', diz fisiculturista feirense
O fisiculturista cadeirante, Carlos Alberto Moreira de Freitas Júnior, mais conhecido como Moreira Júnior, viveu fortes emoções na semana passada. Classificado para o Campeonato Sul-Americano da modalidade, após ficar na segunda colocação no Brasileiro, o atleta de Feira de Santana chegou a publicar nas redes sociais a desistência da disputa da competição, às vésperas do término da inscrição, por falta de condições financeiras. No entanto, sensibilizados com o depoimento, amigos do atleta mobilizaram uma campanha e conseguiram arrecadar os recursos necessários. "Como sou cadeirante, os custos são dobrados, porque tenho que viajar com um acompanhante devido às necessidades que tenho. A minha inscrição é no valor de R$ 1.300, mas quando fui efetuar o pagamento, descobri que tinha que pagar mais R$ 1.200 pelo meu acompanhante. 


Ele não teria acesso ao hotel apenas como meu acompanhante, tinha que pagar também. Então, tinha que pagar R$ 2.500 no prazo de três dias", contou. Moreira Júnior disse que não tinha o dinheiro todo, pois ainda está pagando dívidas da viagem para Ribeirão Preto, onde aconteceu o Brasileiro, no mês de julho. "Em menos de 24 horas, o pessoal levantou o dinheiro para mim. Fiz minha inscrição, mas ainda não comprei as duas passagens de ida e volta para a Argentina", afirmou. O Sul-Americano acontecerá entre os dias 7 e 11 de setembro, em Buenos Aires. Aos 35 anos de idade, esta é a primeira competição internacional do feirense. "Será a realização de um sonho e de um imenso prazer na minha vida em trilhar os palcos do mundo inteiro carregando a bandeira de que a cadeira de rodas não me limita, ela apenas me leva onde quero ir", declarou. "Vou representar Feira de Santana, a Bahia, a PM-BA e o Brasil", completou.
Concursado da Polícia Militar (PM-BA) desde 2003, Moreira Júnior sofreu um grave acidente de carro em 2007, em que lesionou a coluna e perdeu os movimentos da perna. Na ocasião, o irmão dele, Caio Moreira, e mais um amigo, Anderson Ataide, que também estavam no carro, morreram. Na reabilitação na Rede Sarah de Hospitais de Reabilitação, Moreira Júnior foi apresentado a vários esportes adaptados, dentre eles a musculação. "Então voltei a praticar esse esporte, que me deu uma boa qualidade de vida. Melhorou minha circulação sanguínea, controle de bexiga e intestino, sem contar que elevou minha autoestima e também me deu mais força para fazer as atividades do dia a dia, como fazer a transferência da cadeira para o carro, da cadeira para a cama, para o sofá", disse. Em 2014, ele recebeu o convite de um árbitro da Federação Baiana de Musculação, Fisiculturismo e Fitness (IFBB-BA). "Ele disse que eu estava com um físico legal e me convidou para participar de um campeonato", relembrou. "No palco, quando recebi toda aquela energia, vibração positiva da galera presente no evento, reconhecendo o meu trabalho, eu senti uma emoção ímpar e vi que tinha encontrado um novo caminho, uma luz que me guia", completou. Desde então ele vem colecionando títulos, foi duas vezes campeão brasileiro, três vezes campeão baiano e premiado pela Sudesb por dois anos seguidos como melhor paratleta de fisiculturismo da Bahia. "Fui campeão do Arnold Classic Brasil em 2015, realizado e promovido por Arnold Schwarzenegger, onde tive a honra e o prazer de receber o troféu das mãos dele", contou orgulhoso. (Informações: Bahia Notícias - Leandro Aragão)

Nenhum comentário:

Postar um comentário