Equipe do IFBA é única de escola pública do interior baiano a ganhar medalha em SP


Equipe de estudantes do Instituto Federal da Bahia (IFBA), campus Jacobina, foi a única medalhista de uma escola pública do interior baiano na Olimpíada de História do Brasil (ONHB), que aconteceu no último sábado (19), na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Formada pelos discentes Letícia Sobrinho, Kevin Wallace e Alice Freitas, a equipe Kal foi premiada com medalha de bronze. Eles enfrentaram questões dissertativas sobre o movimento Diretas Já e sobre a meritocracia e o acesso da população negra à educação.



O campus participa da ONHB desde 2015 e é a primeira medalha conquistada. A professora do IFBA Carla Côrte, que vem orientando as participações desde o início, avalia a vitória de 2017 é resultado de encontros de estudos semanais do grupo realizados desde maio. “Esses encontros estimulavam a pesquisa histórica, a capacidade relacional e a possibilidade de construir e desconstruir conceitos”, recorda.

Já Alice destaca que a equipe se sentiu bastante realizada com o resultado pois foram muitas outras, de várias regiões, querendo ganhar uma medalha. “Ficamos entre os melhores do país e isso é uma grande conquista para a gente”.

Um jornal satírico produzido pelo grupo nas fases anteriores da ONHB já tinha sido um dos 60 selecionados entre produções de várias partes do país para exposição no XXIX Simpósio Nacional de História, que aconteceu no final de julho em Brasília.

Mais informações: www.jacobina.ifba.edu.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário