Municípios que integram Bacia do Vaza Barris serão assistidos pela Codevasf

Rio nasce na Serra dos Macacos, próximo a Uauá
Foi aprovada nesta terça-feira (22/8) na Câmara dos Deputados a redação final do projeto de lei que inclui o vale do Rio Vaza-Barris na área de atuação da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). O projeto agora segue para sanção presidencial. De autoria dos senadores Lídice da  Mata (PSB-BA) e Antonio Carlos Valadares (PSB-SE), a iniciativa possibilitarà à companhia viabilizar soluções para melhor aproveitamento dos recursos hídricos nos dois estados. Lídice destaca a importância da nova lei, principalmente em função da seca que afeta o semiárido nordestino. 
Rio Vaza-Barris - O rio Vaza-Barris banha os estados da Bahia e Sergipe. Sua nascente localiza-se no sopé da Serra dos Macacos, no sertão da Bahia, próximo ao município de Uauá. É um rio perene, com cerca de 450 quilômetros de comprimento, que atravessa a Bahi e desagua no litoral sergipano. 


 Resultado de imagem para Rio Vaza-Barris

Atá agora, a legislação estabelecia que a Codevasf tinha atuação apenas nos vales dos rios São Francisco, Parnaíba, Itapecuru e Mearim, e nos estados de Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Minas Gerais, Goiás, Piauí, Maranhão e Ceará, além do Distrito Federal. Com o projeto aprovado, a área de atuação se amplia para cobrir, também, a região do Vale do Rio Vaza Barris, beneficiando a população de 14 municípios sergipanos e 18 da Bahia.  "Mais de um milhão de pessoas serão beneficiadas", disse a senadora, lembrando que a bacia do Vale do Rio Vaza-Barris ocupa região com baixos índices pluviométricos.

ASCOM Dep  Lídice da  Mata
Foto blog robertodantassertao

Nenhum comentário:

Postar um comentário