.

BANNER MOTIVO3 728x90px
JACOBINA 728x90 S RUÍDO

Após anúncio de liberação de verbas do Ministério da Educação, docentes de Universidades Federais aderem a paralisação Nacional. Para reitor da UFBA a luta é por um montante maior


O Sindicato dos Professores das Instituições Federais de Ensino Superior da Bahia (Apub) e os docentes aprovaram a adesão à greve nacional da educação, convocada para esta quarta (3) e quinta-feira (4).

A assessoria do Apub informou ao bahia.ba que “a adesão da greve nacional será para recuperação do orçamento integral no ensino”.



O ato é voluntário e específico da Ufba que tem como defesa o desbloqueio integral das verbas.  A paralisação terá dois atos públicos agendados para os dias de adesão a greve. Nesta terça-feira (03) será realizado um ato no campus do Canela, as 9h. E na quinta-feira (04), um ato público no Campo Grande.

A adesão a greve foi aprovada durante assembleia nesta segunda-feira (30), a reunião também aprovou uma semana de aulas sobre o “Future-se”, programa do governado federal, entre os dias 21 e 25 de outubro.

Apesar do Ministério da Educação (MEC) ter anunciado recentemente que vão ser liberados R$1,156 bilhão para as universidades federais  o reitor da Universidade Federal da Bahia (UFBA) , João Carlos Salles, declarou que o valor não é o suficiente para o total funcionamento dos serviços.

O professor, também presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), em entrevista na TV Bahia afirmou que a batalha é para uma maior e total liberação das quantias que precisam para cobertura de dívidas e melhorias.

“São as despesas correntes de luz, água, limpeza, vigilância, manutenção. Tudo isso para garantir o funcionamento regular das universidades. Havendo esses recursos, nós vamos correr para pagar faturas. Algumas universidades precisam até de suplementação orçamentária. Algo que é conhecido do MEC”.

De acordo com o Reitor, com essa liberação anunciado pelo MEC, a UFBA deve receber cerca de R$ 24 milhões o que irá contribuir com o pagamento de dívidas acumuladas.

Bahia Acontece, via Varela Notícias/ Bahia.Ba

Nenhum comentário:

Postar um comentário