Jacobina reabre maior hospital municipal do interior da Bahia

Imagem: Erasmo Salomão / ASCOM MS

A população da cidade de Jacobina, situada no norte da Bahia, passa a contar novamente com o atendimento do Hospital Vicentina Goulart, que havia sido fechado desde 2013. O ministro da saúde, Luiz Henrique Mandetta, participou, nesta sexta-feira (20), da reinauguração do hospital que é considerado o maior do interior do Estado. A novidade vai beneficiar cerca de 500 mil pessoas de Jacobina (BA) e de outros 24 municípios da região e desafogar as unidades de saúde da capital do estado, Salvador (BA).

Durante a cerimônia, o ministro recebeu o título de honra ao mérito no exercício de suas funções como ministro da Saúde. Atendendo a um pedido do município, o ministro se comprometeu a comprar equipamentos necessários para o funcionamento do hospital. “Eu garanto os recursos do Ministério da Saúde para compra desses equipamentos e com o recurso local, vocês investem em outras áreas do hospital. A partir de agora a luta é nossa e juntos vamos beneficiar a saúde de milhares de pessoas do interior da Bahia. Em um ano esse país está andando para frente. O Brasil volta a ter respeito e a tendência é mais investimento no país”, concluiu o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.



Para a população, a reabertura do hospital representa mais acesso a consultas, cirurgias, exames e medicamentos. O hospital é especializado em atendimentos de média e alta complexidade, com especialidades em clínica geral, traumatologia, ortopedia, oftalmologia e oncologia. Além disso, o hospital é referência em cirurgias eletivas, como de catarata, varizes e colocação de próteses de quadril e joelho, por exemplo, que não são de urgência e podem ser marcadas. Por mês, o hospital tem capacidade de fazer até 250 cirurgias eletivas.

O hospital tem também uma ala de diagnóstico para radiologia e ultrassonografia, que tem muita demanda na região. A unidade vai reiniciar os atendimentos com 50 leitos e cinco salas de cirurgia. A meta é chegar a 210 leitos, que é o que comporta a estrutura do hospital. No total, 130 profissionais de saúde, entre médicos e enfermeiros, trabalharão no atendimento à população.

Para garantir o atendimento e funcionamento do hospital, em julho deste ano, o Ministério da Saúde liberou R$ 9,5 milhões para custeio das operações, através de emendas parlamentares, o que possibilitou a reabertura da unidade.
HISTÓRICO DO HOSPITAL

Até 2013, antes de ser fechado, o Hospital Vicentina Goulart pertencia à gestão estadual, até ser adquirido pelo município de Jacobina (BA), por R$ 11,6 milhões. Toda a rede de saúde de emergência especializada do município é atendida pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Jacobina possui uma UPA 24 h e agora passa a contar com dois hospitais municipais: Hospital Municipal Antonio Teixeira Sobrinho e Hospital Regional Vicentina Goulart, passando o município a ser o único das regiões norte e nordeste a ter dois hospitais municipais.

Agência Saúde
Por Roberto Chamorro e Silvia Pacheco, da Agência Saúde
Atendimento à Imprensa

2 comentários:

  1. Parabéns a todas população dos 24 municípios que desfrutará desse importantíssimo centro de saúde, mas os parabéns especial vai para população de Jacobina por esse excelente presente de fim de ano. Parabéns para gestão como um todo. Parabéns Jacobina.

    ResponderExcluir
  2. Tem UTI ???? FALA SERIO??? DESAFOGAR SALVADOR !!!! QUANDO ALGUEM TIVER MORRENDO FICA ESPERANDO REGULAÇÃO!!!

    ResponderExcluir