Um estudo publicado no Clinical Infectious Diseases mostrou que foi identificado um novo vírus da família do coronavírus em um grupo de oito pacientes internados com pneumonia na Malásia em 2018. O patógeno não possui, no entanto, o potencial para gerar uma pandemia, como a Covid-19.
Os pesquisadores explicaram que esse vírus, denominado de CCoV-HuPn-2018, deve ter passado de animais para humanos. Do total de pessoas que participaram do estudo, sete crianças que moravam na zona rural de Sarawak, na Ilha de Bornéu, e que tinham contatos recorrentes com animais selvagens e domésticos foram contaminadas.
Ainda faltam etapas da pesquisa com testes epidemiológicos para confirmar a descoberta do novo vírus e as pessoas contaminadas já foram tratadas e se recuperam bem.
O vírus foi detectado também em cães e gatos em 2018. As amostras do patógeno foram levadas para a professora Anastasia Vlasova, da Faculdade de Ciências Alimentares, Agrícolas e Ambientais (CFAES) da Universidade de Ohio, nos Estados Unidos, que começou a realizar pesquisas junto com o professor Gregory C. Gray, da Duke University School of Medicine, nos EUA, e Teck-Hock Toh, da Universidade SEGi, na Malásia.
Se o vírus for confirmado, ele será o primeiro tipo de coronavírus que passa de animais para humanos. Além da Covid-19, Sars-CoV-2, mais seis linhagens do vírus podem infectar humanos.
BLOGFOLHA
Nenhum comentário:
Postar um comentário