Sistema de abastecimento de água de Senhor do Bonfim recebe obras de ampliação e melhorias

 


Está em fase avançada a obra que vai permitir a ampliação e melhoria do abastecimento de água no município de Senhor do Bonfim. O investimento ultrapassa R$ 3,3 Milhões com recursos da Sudene (Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste) e consiste na construção de duas estações elevatórias de água e três reservatórios, sendo um elevado de 200 metros cúbicos e dois com capacidade para armazenar 500 metros cúbicos de água, além da implantação de linhas e redes de distribuição em diversos bairros da sede municipal, totalizando quase 14 quilômetros (Km) de extensão.    

   

Esta obra é de suma importância para o sistema integrado, pois vai permitir escoar água com melhor fluxo e regularidade para vários pontos da sede de Senhor do Bonfim além de beneficiar os municípios de Jaguarari e Andorinha, que passarão a receber maior quantidade de água após a conclusão da obra”, destacou o gerente da Embasa regional de Senhor do Bonfim, Raimundo Nonato.    

   

   

Universalização do acesso   


   

A obra em andamento é mais uma ação da Embasa visando à universalização do acesso ao abastecimento de água em Senhor do Bonfim. Atualmente, o índice de atendimento do serviço no município já alcança 98%. Chegar nesse patamar só foi possível graças aos diversos investimentos realizados nos últimos anos, especialmente com a implantação do Sistema Integrado de Abastecimento de Água de Senhor do Bonfim, obra concluída em 2014 que também beneficiou os municípios de Andorinha, Jaguarari, Itiúba, Filadélfia, Caldeirão Grande e Ponto Novo. A obra teve investimento de mais de R$ 62 milhões, com recursos do PAC I e próprios da Embasa, e é considerada um grande empreendimento que ampliou a capacidade de captação, tratamento, reservação e distribuição de água tratada para quase 300 mil pessoas dos sete municípios atendidos e, principalmente, proveu essa região semiárida de infraestrutura hídrica capaz de trazer maior oferta de água através da Barragem de Ponto Novo e, assim, garantir a continuidade do abastecimento mesmo durante longas estiagens.   

 


Adriano Aleixo

Assessoria de Comunicação da Embasa

Nenhum comentário:

Postar um comentário