Jacobina: Após sofrer AVC, idoso contrai Covid-19 no HMATS aguardando regulação

 

Um idoso, de 82 anos, vem enfrentando uma situação delicada após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC) e ser internado no Hospital Municipal Antônio Teixeira Sobrinho (HMATS), em Jacobina. De acordo com uma das filhas do aposentado, a situação está se agravando por conta da demora em conseguir uma vaga na regulação para tratar do AVC, que teria gerado um aneurisma cerebral hemorrágico.

Ao Jacobina Notícias, uma das filhas disse que o pai está sendo acompanhado há dias por outra filha no hospital. O drama vivido pela família ficou ainda pior depois que ambos, pai e filha, contraíram a Covid-19 dentro do Antônio Teixeira Sobrinho.

O meu pai tá internado no Teixeira tem quase um mês, ele teve um AVC. E ele entrou andando, falando, e agora a coisa se complicou. Lá dentro do hospital, quem tá acompanhando ele é minha irmã, ele se contaminou com Covid. E o hospital tá lotado com pessoa com Covid, tudo misturado: criança, adulto, tudo junto, porque era os que estavam com covid e ficaram em quartos separados – disse à reportagem, acrescentando que a irmã já está recuperada e que segue acompanhando o pai na unidade.

O idoso, que a família preferiu não divulgar o nome, conseguiu regulação para um hospital em Itaberaba, para tratar da Covid-19. Porém, devido ao aneurisma cerebral hemorrágico, ele não conseguiu fazer a viagem. 


"Colocaram meu pai dentro de uma ambulância velha, meu pai sentindo dor, chacoalhando meu pai dentro da ambulância, meu pai sentindo dor de cabeça e aos gritos, que não aguentou chegar nem na Jacobina II", contou, explicando que "se fosse pra fazer uma viagem dessa para Itaberaba e fosse pra passar em um neuro [neurocirurgião], porque o sangramento da cabeça do meu pai só corrige com uma cirurgia, a gente poderia até pensar em aceitar. Mas, era pra ir tratar do Covid, imagine só".

A filha disse ainda que outro idoso de 70 anos, que também é paciente, e o pai dela, acabaram fazendo amizades durante o internamento. Ele também contraiu a Covid-19. "Os dois ainda sentavam na cama, conversavam, só que como demorou de sair a regulação, e depois se contaminaram com o Covid, então a situação deles tá cada dia pior", concluiu.

Posicionamento do HMATS

O Jacobina Notícias entrou em contato com representante da Fundação José Silveira – organização responsável pela administração do HMATS –, desde a noite de segunda-feira (18/7), quando recebeu imagens e áudios de familiares. A redação explicou sobre as denúncias e solicitou um posicionamento da unidade. 

Além disso, durante toda esta terça-feira (19/7), a reportagem voltou a entrar em contato com a Fundação e reforçou o pedido. Entretanto, até o momento desta publicação, às 22h40, não obteve retorno. Contudo, o Jacobina Notícias mantém o espaço aberto em caso de um pronunciamento.

Por Robson Guedes / Jacobina Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário