Educação: Alunos de Caatinga do Moura ganham 1⁰ lugar em Olímpiadas de Tecnologia e conhecerão o MIT internacional nos EUA

 


Alunos do Colégio Estadual da Jacobina, antigo Colégio Modelo, fizeram história este fim de semana. Ganhadores do 1º lugar na OBT 2021 (Olimpíada Brasileira de Tecnologia), eles conquistaram também o 1⁰ lugar no Desafio APP da Escola Avançada de Tecnologia, que ocorreu de 19 a 22 de julho em São José dos Campos -SP.


A Escola Avançada de Tecnologia é promovida pelo Instituto Alpha Lumen, ONG de impacto social com foco em educação em conjunto com o MIT Brazil (Massachusetts Institute of Technology) e com o ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica).


A OBT é uma Olimpíada Brasileira de Tecnologia que envolve escolas do Brasil inteiro. Podem participar jovens matriculados nos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e na 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio em escolas públicas (municipais, estaduais ou federais) ou privadas.


Os vencedores da OBT (ouro, prata e bronze), puderam participar da EAT e receberam o desafio de pensar em como solucionar um problema social, usando como base os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), elaborado pela ONU (Organização das Nações Unidas). Além de pensar na solução, eles desenvolveram um aplicativo completo, com funcionalidades, Experiência do Usuário (UX) e programação. O processo durou em torno de doze semanas.


Os vencedores foram escolhidos por um júri formado pela ONG, MIT Brazil, ITA, além de parceiros e patrocinadores do projeto, como a CloudWalk e Stone Tech.


Os alunos de Jacobina concorreram com o desenvolvimento de App *Sinensi* que traz jogos, brincadeiras e ações direcionados para crianças e adolescentes com TDAH.


Agora estes alunos, do Anexo do distrito de Caatinga do Moura, se preparam para conhecer a sede do MIT, em Boston, nos EUA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário