Euclides da Cunha, na Bahia, vai contar com novo sistema de abastecimento de água

 


A zona rural do município de Euclides da Cunha, na Bahia, vai receber um sistema de abastecimento de água, fruto de convênio firmado entre o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e a Prefeitura local. Serão investidos R$ 5 milhões no empreendimento, que deverá atender cerca de 60 mil pessoas. O prazo de conclusão da obra é de dois anos. 

“Com essa implantação do sistema, a gente busca aumentar a oferta hídrica disponível para consumo e para apoio aos produtores locais. Dessa forma, acabamos levando saúde, por ofertar água de qualidade, e desenvolvimento econômico por meio de uma ferramenta fundamental no processo produtivo, que é a água”, destaca o diretor de Obras Hídricas e Apoio a Estudos sobre Segurança Hídrica do MDR, Francisco Igor Nunes. 

A construção do sistema de abastecimento de água na cidade baiana faz parte de um conjunto de ações com o objetivo de aumentar a segurança hídrica do semiárido brasileiro, por meio de iniciativas que garantam o acesso ao abastecimento de água para consumo humano por meio do aproveitamento sustentável de águas subterrâneas.

 

Para isso, o MDR impulsiona a entrega de poços artesianos, cisternas, sistemas simplificados de abastecimento de água e unidades de dessalinização em comunidades rurais do Nordeste e do semiárido mineiro, já que 70% dos poços da região têm altos índices de salinidade. Além disso, moradores das comunidades rurais são capacitados e ficam responsáveis pela gestão das unidades. 

Atualmente, há 912 sistemas de dessalinização em operação nos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe, atendendo aproximadamente 218 mil pessoas que residem em municípios mais críticos quanto ao acesso à água. Até o fim de 2022, a previsão é de que outros 397 dessalinizadores sejam implantados na região semiárida do Brasil e mais 600 mil brasileiros tenham acesso a água.

Assessoria de Comunicação Social 

Nenhum comentário:

Postar um comentário