.

BANNER SITE JACOBINA DEZEMBRO

Com aplausos a Moraes e choro, Lula é diplomado presidente da República no TSE

 


Em discurso em sua cerimônia de diplomação pela Justiça Eleitoral nesta segunda-feira (12/12), o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez duras críticas ao governo de Jair Bolsonaro (PL), sem citar nominalmente o adversário derrotado. Ele fez uma forte defesa da democracia.

“Essa não foi uma eleição entre candidatos de partidos políticos com programas distintos. Foi a disputa entre duas visões de mundo e de governo. De um lado, o projeto de reconstrução do país, com ampla participação popular. De outro lado, um projeto de destruição do país ancorado no poder econômico e numa indústria de mentiras e calúnias jamais vista ao longo de nossa história”, discursou o presidente eleito.


Em outro momento, falou sobre o que chamou de “desmonte” promovido pelo atual governo. “Nestas semanas em que o Gabinete de Transição vem escrutinando a realidade atual do país, tomamos conhecimento do deliberado processo de desmonte das políticas públicas e dos instrumentos de desenvolvimento, levado a cabo por um governo de destruição nacional”, afirmou Lula.


Choro no início

Lula chorou logo no início do discurso ao lembrar que enfrentou questionamentos sobre não ter diploma de nível superior e, mesmo assim, chegar ao Palácio do Planalto.


“Na minha primeira diplomação, em 2002, lembrei da ousadia do povo brasileiro em conceder – para alguém tantas vezes questionado por não ter diploma universitário – o diploma de presidente da República”, disse Lula.


Lula e do vice Geraldo Alckmin foram diplomados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A antecipação da diplomação, que, inicialmente, estava programada para o dia 19, era um desejo do próprio presidente eleito, uma vez que o evento marca o fim do processo eleitoral.


O presidente do TSE, Alexandre de Moraes, foi muito aplaudido, inclusive por Lula, que, no discurso, destacou que ministros da Corte foram alvos de ataques e ameaças.


Jota.info

Nenhum comentário:

Postar um comentário