Inspirados em intercâmbio, alunos de Jacobina realizam projeto de impacto social focado em manejo de resíduos sólidos

 


Repensar o manejo dos resíduos sólidos urbanos da cidade de Jacobina e minimizar os impactos do descarte no meio ambiente e entre a comunidade. Foi com esse objetivo que 12 estudantes e uma professora da rede municipal idealizaram o projeto “Jacobina Lixo Zero”, que espera sensibilizar a população jacobinense para descarte correto e reuso do lixo produzido na cidade.

A inspiração veio de um intercâmbio cultural de 10 dias vivenciado pelos alunos em Portugal, como parte do “Era Uma Vez…Brasil”, projeto de arte-educação, desenvolvido há seis meses em Jacobina e outras sete cidades brasileiras, que reconta a História do Brasil a partir de outro olhar, saindo da visão eurocentrada e elevando a percepção a uma ótica que dá vez e voz aos povos originários, quilombolas, e aos que aqui foram escravizados. Em novembro, alunos e a professora de Jacobina se juntaram a um grupo de mais 80 brasileiros para uma vivência de intercâmbio em Lisboa.


Motivamos pela viagem e por oficinas criativas ministradas pelo educador Valéssio Brito, os alunos criaram o “Jacobina Lixo Zero”. Em um contato direto com a comunidade jacobinense, os alunos irão visitar bairros e escolas da cidade compartilhando informações e experiências que alertem para a importância do manejo correto do lixo, do reuso, reciclagem e a redução dos impactos ao meio ambiente. O grupo fez visitas recentes à Cooperativa Recicla Jacobina e também uma trilha ecológica no Parque das Macaqueiras com objetivo de remover o lixo deixado por turistas em algumas das cachoeiras e localidades da cidade.


A ideia da iniciativa “Jacobina Lixo Zero” veio a partir da viagem e de três oficinas educativas, realizadas pelo educador Valéssio Brito, que integram a etapa Comunidade, Jacobina pela Origem Produções com patrocínio da Yamana Gold e em parceria com a Secretaria de Educação do Município.


A etapa Comunidade representa um legado de real impacto social deixado pelo “Era Uma Vez…Brasil” para a cidade. Nela, cada adolescente participante se torna um multiplicador da mensagem e da missão do projeto, impactando seus municípios, bairros, escolas.


Mais Política 

Nenhum comentário:

Postar um comentário