A morte do cantor e compositor Jacobina ainda é motivo de grande lamento de fãs e da comunidade artística de Jacobina e região.
Valdemar Ramos de Oliveira, mais conhecido como “Jacobina”, ou " Dinho Jacobina" nasceu em 8 de julho de 1931 no município de Várzea do Poço, sendo o primeiro de cinco filhos do casal Godofredo e D. Deolina. Ele vaqueiro de profissão e sanfoneiro, e ela dona de casa.
Aos 17 anos se mudou para o Rio de Janeiro, onde iscreveu-se no PROGRAMA DE CALOUROS DE ARI BARROSO, da rádio Tupi, onde se apresentou com o choro “MINHA VIDA”, de sua autoria, conseguindo nota 4,0(quatro) de cinco possíveis.
Autor nato, Jacobina teve dezenas de musicas gravadas por artistas renomados, como Peri Ribeiro, Agnaldo Timóteo entre outros, tendo como obra prima a canção Uirapuru, interpretada por um sem número de cantores e grupos musicais.
Ja com idade avançada Jacobina retorna para a cidade que lhe deu o nome artístico, Jacobina. Anos depois , com a morte de sua companheira, retorna para sua cidade natal Várzea do Poço.
Jacobina também é autor do hino de sua cidade natal, onde será aepultado na manhã desta quinta-feira.
Nota da redação
Como amigo pessoal do grande artista Jacobina, deixo aqui meu lamento por uma perda relevante, e os sentimentos aos familiares.
Nenhum comentário:
Postar um comentário