.

BANNER INTERIOR 728X90 01 DINAMICO ANIM

Fies: MEC prorroga prazo para convocações da lista de espera

 


O Ministério da Educação (MEC) prorrogou até o dia 17 de maio o prazo para as convocações da lista de espera do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) do primeiro semestre de 2024. A princípio, essa etapa do processo seletivo terminaria na próxima terça-feira (30/4).

A decisão foi publicada nesta sexta-feira (26/4), após reclamações de estudantes alegando que erros da pasta no processo seletivo estão atrapalhando a chamada de novos alunos na lista de espera.

Problemas técnicos no sistema eletrônico — desde o início do processo seletivo —- onde os estudantes enviam a documentação para a matrícula, causando atraso nas etapas seguintes

Listas de espera que não “rodam” conforme o esperado, fazendo com que diversos estudantes vetados na 1ª chamada não sejam convocados.

A mesma pessoa sendo aprovada em mais de uma opção de curso — prática vetada pelo edital do Fies

Os estudantes também contestam que o edital do Fies, publicado em 7 de março, saiu quase dois meses após os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para fim de comparação, em 2023 o documento saiu em 27 de janeiro, antes mesmo das notas da prova.


Fies

No primeiro semestre deste ano, o Fies oferece 67.301 vagas aos estudantes. Até o momento, o MEC já fez cinco chamadas de candidatos da lista de espera.


Caso todas as vagas não sejam preenchidas nesta edição do primeiro semestre, elas se somarão aos do processo do segundo semestre.



Ao todo, estima-se que o Fundo ofereça 112.168 vagas em 2024.


Fonte: Metrópoles

Nenhum comentário:

Postar um comentário