Para ele, a produção desse combustível pelo Brasil é mais inteligente do que a de etanol de milho feito pelos EUA. A questão fundamental segundo ele e todos os participantes do evento, é buscar energias inteligentemente renováveis que consumam menos para serem produzidas. E é, nesse caso, que o etanol de cana vence o de milho.

"Vocês são inteligentes ao produzir etanol de cana-de-açúcar, mais do que a gente usando milho; espero que consigam exportar etanol para os Estados Unidos, isso vai nos ajudar imensamente'', afirmou o ator e ex-governador da Califórnia, arrancando aplausos imediatos da plateia ao fazer esse elogio ao programa brasileiro de etanol. Ele também saudou o Brasil como um país que conseguiu reduzir a dependência em relação ao petróleo.

O diretor e produtor de cinema James Cameron criticou a decisão brasileira de continuar construindo hidrelétricas. ''Construir barragens seria como colocar blocos em suas artérias, o que pode provocar um ataque cardíaco a qualquer momento'', declarou o cineasta, participante da primeira edição do fórum no ano passado e convidado por Schwarzenegger para integrar sua comitiva neste ano.

Para Cameron, apesar de as hidrelétricas serem tidas como uma solução "verde", o Brasil deveria investir em energia solar. "O Brasil está na região equatorial; é um país que recebe muita luz solar, e ela quase não é usada como energia. O Brasil pode fazer muito mais do que isso", disse.

- O Brasil está se tornando uma potência econômica, e o mundo está olhando para ver como o país lida com esse rápido crescimento. No longo prazo, o verdadeiro crescimento econômico é aquele que for feito com base na sustentabilidade, se não for, é como uma casa construída sobre a areia.

Didatismo

Schwarzenegger defendeu, nesta quinta-feira (24), que o Brasil pode se tornar líder mundial no debate sobre crescimento sustentável. Mas duvida que a população, tanto a brasileira quanto a americana, saiba o que significa realmente sustentabilidade.

- 'Precisamos ser mais didáticos para que as pessoas entendam e façam parte do processo. Precisamos mudar os argumentos. Pensar diferente sobre esse tema.

Um dos exemplos de pensar diferente usado por ele enquanto era governador da Califórnia foi a geração de empregos.

- Fui eleito na época de uma grande recessão e sou republicano. As pessoas não acreditavam que eu cuidaria do meio ambiente e do crescimento econômico. Durante os meus governos, o setor "verde" gerou dez vezes mais empregos do que qualquer outro da economia no Estado.

"Não adianta pedir engajamento ecológico e sustentável se as pessoas estão mais preocupadas em conseguir emprego, por exemplo. A sustentabilidade e o verde são impulsionados por razões econômicas', acrescentou. Segundo ele, atualmente, na Califórnia, a população atingiu uma maturidade e sabe de cor o que é importante para o seu futuro.

O ex-governador da Califórnia Arnold Schwarzenegger abriu a sua apresentação relembrando seus tempos de Mister Olympia (que venceu sete vezes) nos anos 70 e da sua visita ao Rio de Janeiro, em 1983. E não descartou fazer um papel em Avatar 2. ''Tenho certeza de que ficarei muito bonito azul'', disse, novamente fazendo a plateia rir e aplaudir.

O 2o Fórum Mundial de Sustentabilidade vai até sábado e terá a presença do presidente do Grupo Virgin, Richard Brenson, e do ex-presidente dos Estados Unidos Bill Clinton, além de políticos brasileiros ligados ao meio ambiente e ambientalistas, convidados de vários países. O evento é promovido pela Seminars e pelo Lide.

R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário