TRAPALHADAS DE EMPRESA QUE REALIZA ASFALTAMENTO PREJUDICAM MORADORES DAS III, IV, NOVO AMANHECER, LAGOA DOURADA, MORADA DO SOL E ADJACÊNCIAS


21/01/16- Uma das perguntas que ecoa na cabeça de todo jacobinense hoje é quando as obras de recuperação asfáltica das Avenidas  Paulo Souto, Nossa Senhora da Conceição e Luiz Alberto Dourado de Carvalho vão acabar.  O serviço  vem sofrendo uma série incompreensível de interrupções, que já causam transtornos a moradores de vários bairros do município. Outra coisa que chama a atenção é que a empresa, antes mesmo de concluir a pavimentação de uma via , já começava a frente de serviço e outra, e no final, nenhuma das obras foi concluída até o momento. O trabalho na Av Paulo Souto, por exemplo, começou em setembro do ano passado, sendo interrompido algum tempo depois. Mesmo assim, em outubro a empresa começou a intervenção na Av Nossa senhora da conceição, que também não foi finalizada até a presente data. Mas o pior  caso ,  e sem explicação plausível, é o da Av Luiz Alberto. A via, que apesar de alguns buracos, estava em condições razoáveis de trânsito, mas teve o asfalto do trecho da Lagoinha a Jacobina III arrancado em novembro pelas máquinas da empresa, que  abandonou os trabalhos em seguida. A intervenção  obrigou os motoristas a rodarem no barro, e agora,  com as recentes chuvas o local está quase intransitável.


" Aqui está horrível, não entendo porque fizeram isso se não iam fazer  asfalto em seguida. Era melhor deixar do jeito que estava até que resolvessem fazer o serviço completo. Antes era a poeira que tomava conta de tudo, e agora é a lama" disse um morador do Novo Amanhecer.

A série de trapalhadas da empresa que toca a obra já prejudica os moradores da região e as explicações para isso são as mais desencontradas possíveis. Semana passada a Assessoria de Comunicação da prefeitura disse no rádio que a empresa parou a obra por falta de emulsão de asfalto devido a uma greve do setor que fabrica o material. Já o vereador Ramon Santos, PMDB,  disse em uma participação na rádio Jaraguar que o problema é a crise da Petrobrás que reduziu a oferta de material no mercado. Desculpas a parte , a verdade é que o cidadão se sente prejudicado, e o serviço já feito começa a apresentar sinais de desgaste, sem que haja previsão  até o momento  de quando o trabalho será retomado. A  obra começou em setembro, quando a região estava em um período ideal para o serviço, de muito sol, mas agora estamos na época de trovoadas, em que a dificuldade de se tocar obras de asfaltamento é grande, e o que se vai fazer?

Serviço na Av Paulo Souto já começa a apresentar desgaste


Mas  enquanto os moradores das III, IV, Lagoinha, Novo Amanhecer, Lagoa Dourada, Morada do Sol, Itapicuru, Pontilhão, Canavieiras e adjacências , são obrigados a rodar em estadas como as vistas nas fotos acima e reclamam co razão, a empresa ganhadora da licitação,  a FERREIRA LIMA CONSTRUÇÕES LTDA ME, não sofre nenhum tipo de atraso nos repasses, pois a prefeitura  os realiza religiosamente em dias. Foram mais de meio milhão de reais  até agora. A empreiteira já  recebeu mais de 50% do valor licitado. Até o momento foi pago o montante de R$ 544.177,72, em quatro parcelas. O valor total  da obra está orçado em R$  1.097.936,38.  Não quero com isso dizer que o pagamento não deveria ser feito, mas que a Prefeitura deveria cobrar mais agilidade da empresa, pois já se passaram cinco meses e não foi concluído nem metade do serviço, e nenhuma via foi terminada. Se houvesse uma fiscalização séria, por exemplo, não deveria se ter permitido que o serviço em uma nova Avenida fosse iniciado sem que outra fosse concluída. Mas a única posição da prefeitura até o momento é que falta de emulsão asfáltica impede a continuidade da obra, e fica por isso mesmo. Será que em um país do tamanho do Brasil não se encontra emulsão  para se asfaltar três ruas? Se isso realmente for verdade, o país realmente vai de mal a pior.

Emerson Rocha / Bahia Acontece

Nenhum comentário:

Postar um comentário