Justiça manda soltar ator Romão de Souza

Após novo depoimento da vítima, polícia admite erro em prisão de ator detido há 15 dias - 1 (© Divulgação)
Após novo depoimento de vítima, polícia admitiu erro


A Justiça do Rio mandou soltar nesta terça-feira, 25, o ator Vinícius Romão de Souza, de 27 anos, preso desde a noite do último dia 10 acusado de ter roubado a bolsa de uma mulher na Rua Amaro Cavalcanti, no bairro do Méier, zona norte do Rio de Janeiro. A liberdade provisória foi concedida uma semana após o pedido feito pelo advogado Rubens Nogueira de Abreu. O jovem, que fez uma participação na novela "Lado a lado", da TV Globo, terá de se apresentar em juízo mensalmente.
'Há indícios de autoria e da existência do crime consistentes nos termos de declarações prestadas em sede policial. No entanto, o indiciado não apresenta o perfil corriqueiro de autores de crime dessa espécie. É uma pessoa que trabalha, estuda e tem endereço fixo, além de não possuir antecedentes criminais, conforme registra o resultado da consulta feito nesta data', escreveu o juiz Rudi Baldi Loewenkron, da 33ª Vara Criminal.
A decisão foi concedida horas antes de o delegado Niandro Lima, da 25ª Delegacia de Polícia (Engenho Novo), responsável pela investigação, ajuizar habeas corpus em favor do ator. A medida foi tomada depois de a vítima do roubo, uma copeira de 51 anos, afirmar nesta manhã, em novo depoimento, que se confundiu ao reconhecer Souza como o homem que roubou sua bolsa.
'Desta vez, a vítima disse que tinha sido empurrada pelo ladrão, que estava nervosa e que o local do roubo estava escuro. Afirmou ainda que, o que mais chamou sua atenção, foram a camiseta preta e o cabelo black power do criminoso. Ela foi induzida ao erro', disse o delegado. Em seu depoimento, a vítima contou ainda que, depois de reconhecer Souza como o autor do roubo, ficou pensando nas diversas vezes em que ele negou o crime, alegando que estava sendo confundido.
Desde o dia seguinte, ela pretendia retornar à delegacia para dizer isso, mas não o fez porque não tinha o dinheiro da passagem.
'Meu filho foi completamente injustiçado, principalmente pelos policiais, que não apuraram nada. Só chegaram para a moça assaltada e disseram: 'Foi ele, não foi'? Ela acabou confirmando. Era apenas a palavra dela', disse o tenente-coronel da reserva do Exército Jair Romão (foto), de 64 anos. Ele contou que, depois da novela, o filho passou a trabalhar como vendedor no Norte Shopping.
Ele saiu do trabalho após as 22 horas de segunda-feira, 10, e caminhava para casa. Quando estava sobre o Viaduto de Todos os Santos, foi abordado por PMs, que ordenaram que ele deitasse no chão. Vinicius foi revistado e levado algemado para a 25ª Delegacia de Polícia. Lá, foi reconhecido pela vítima assaltada naquela noite a 600 metros de onde Vinícius foi preso. O caso ganhou repercussão depois que a família e amigos iniciaram uma campanha nas redes sociais por sua libertação.

MSN

Nenhum comentário:

Postar um comentário