‘Rei do Camarote’ vira questão em concurso público e revolta candidatos



Na prova da Câmara de Jundiaí, questões sobre Rei do Camarote e Schumacher revoltam candidatos
Foto: Reprodução



Um concurso para a vaga de agente de serviços administrativos da Câmara Municipal de Jundiaí, no interior de São Paulo , revoltou alguns dos candidatos que estudaram meses para passar na prova. Tudo por conta de uma questão que perguntava 'Qual o nome do empresário que ficou conhecido como 'Rei do Camarote'? A resposta correta era Alexander de Almeida, mas muitos candidatos questionaram a relevância do assunto tratado
Em entrevista ao site G1, a candidata Adriana Nolli Ruiz reclamou que a pergunta não se encaixa em uma prova de concurso público.
“Achei totalmente desnecessária essa questão. Poderiam ter caído perguntas sobre o pré-sal, prisão dos mensaleiros, assuntos de repercussão na mídia, mas que têm relevância para as pessoas”, afirma.
Para o professor de Atualidades da Academia do Concurso, Marcelo Saraiva, neste caso, o problema não está no tema em si, mas na abordagem feita na prova. Na opinião de Saraiva, não haveria problema abordar o “Rei do Camarote” enquanto fenômeno socioeconômico, relacionando-o a temas de maior relevância:
— Uma questão hipotética relacionando o “rei do camarote” a temas maiores, como economia ou sociedade, não seria problema, mas cobrar simplesmente o nome dele é.

Os candidatos também criticaram outras questões do exame, como a que perguntava quais eram os times dos 17 torcedores que foram presos após se envolveram em uma briga no estádio, em Santa Catarina, durante a última rodada do Campeonato Brasileiro de 2013. Outra questão alvo da irritação dos participantes do concurso foi sobre o local onde se acidentou o ex-piloto da Fórmula 1 Michael Schumacher.
Para quem não sabe, o Rei do Camarote é Alexander Almeida; torcedores de Vasco e Atlético-PR foram presos após a briga; e Schumacher se acidentou nos Alpes franceses.
A Câmara Municipal de Jundiaí informou que a empresa responsável pela realização do concurso foi selecionada por meio de um processo licitatório. Segundo o presidente da comissão de concursos da Câmara, Fábio Nadal, o departamento não teve acesso ao conteúdo da prova e nem tem autonomia para determinar os temas a serem abordados. Segundo ele, o concurso teve 8.300 candidatos para 20 vagas disponíveis. O cargo de agente de serviços administrativos tem salário de R$ 2.570.
Os candidatos que se sentiram lesados recorreram a Justiça questionando o resultado do concurso

Nenhum comentário:

Postar um comentário