Quase seis meses após queda, muro da Praça do Céu de Jacobina continua no chão


23/08/18- 19h18- Reeditado- Quase seis meses após a queda, o muro da grade dos fundos da Praça de Esportes e Lazer, a Praça do Céu de Jacobina, continua no chão. O problema aconteceu durante uma forte chuva que caiu na cidade no mês de março deste ano, e desde então a recuperação do muro tem sido motivo de discussão entre a prefeitura e a empresa que realizou a obra para o Governo Federal. Pra piorar a situação, enquanto o tempo passa e nada se resolve a erosão vem escavando a área por baixo do piso, o que pode causar sérios danos se a erosão não for contida.



 Além disso o problema deixa o local desguarnecido pois sem a grade de proteção qualquer um pode utilizar o terreno deserto que fica após o muro para ter acesso de modo furtivo as dependências do praça. Estivemos em contato com o administrador do local, Alcícero, que nos relatou que o problema ainda não foi resolvido por que existe uma discussão para definir a quem pertence responsabilidade da obra. A empresa alega que é a prefeitura que tem que assumir o conserto, pois o muro caiu devido a um evento da natureza, ou seja, a chuva. Já a prefeitura cobra responsabilidade da empresa pois apesar do muro ter caído devido a um evento natural, a má qualidade do serviço ou do material usado contribuiu para que ele ruísse. Em nota enviada ao nosso portal o administrador do Praça nos Céu comentou detalhes dessa discussão
"
Tivemos um encontro formal e para discutir esse assunto com o dono da empresa que foi responsável pela construção da Praça do Céu.
Nesse encontro o papel de governo foi do secretário de obras no sentido de definir se a empresa assumiria o que entendemos por contrato ser responsabilidade da empresa que é a garantia da obra. A empresa alega que foi um evento natural Nós acreditamos que foi um evento natural, mas a questão estrutural foi determinante para ruptura desse muro do fundo. Então agora existe a discussão se nós vamos judicializar ou se vamos tentar em mais um encontro para que consigamos chegar a um consenso com isso, por quê existe a necessidade de uma reforma e precisamos de uma resolutividade.
O princípio da economicidade do dinheiro público nos faz tentar ainda uma solução pacífica, uma solução de acordo para que a comunidade tenha de volta sua Praça na sua Plenitude , a empresa não sai prejudicada e principalmente,a Prefeitura não tenha nenhum ônus de gastos. Lembrando que o gasto da prefeitura é um gasto de dinheiro público então a prefeitura gasta, mais quem paga é o povo, então se pudéssemos ter um acordo... um bom acordo é o ideal para nós. A empresa já veio, já se manifestou formalmente através do seu proprietário que esteve aqui em Jacobina para essa reunião. Então existe algumas alternativas diante disso e  estamos chegando no prazo onde a gente vai ter que tomar algumas decisões.  O prazo até agora apesar de parecer longo é prazo normal de buscar todas essas soluções de acordo e para a melhor saída para o problema.
não tá bacana mesmo. a comunidade tem razão de reclamar sempre tem razão. mas eu acredito numa solução mesmo que não muito rápida, definitiva para  o problema.
AlCícero coordenador da Praça do céu funcionário público concursado e desejo a todos os leitores do blog E a o Emerson um abraço e muita sorte."

Alheios a essa discussão, os frequentadores da praça torcem para o o impasse seja resolvido.

Bahia Acontece

Praça 1 dia após a queda do muro

Praça atualmente

Um comentário:

  1. Infelizmente quem sofre somos nos os cidadãos de bem,pois um lugar que poderios como já levei varias vezes minhas crianças para poderem brincar agora não podemos mais por falta de segurança infra estrutura e in responsabilidade de um trabalho mal feito que na primeira chuva desabou

    ResponderExcluir