As astronautas Christina Koch e Jessica Meir devem corrigir uma falha no sistema elétrico da Estação Espacial Internacional (ISS).
Desde 1965, a Nasa já fez mais de 200 caminhadas. Em março deste ano, uma caminhada feminina que estava prevista foi cancelada porque a Nasa não tinha trajes espaciais do tamanho adequado para as astronautas a bordo.
Christina Koch (dir.) e Jessica Meir posam para foto na Estação Espacial Internacional (ISS)
Foto: NasaChristina Koch (dir.) e Jessica Meir posam
Foto: NasaChristina Koch (dir.) e Jessica Meir posam
Na tripulação há quatro astronautas treinados para a realização destas manobras, dois homens e duas mulheres. Em mais de cinco décadas desde a primeira caminhada espacial, das 227 manobras, mulheres participaram apenas de 14, sempre acompanhadas de homens.
Uma das líderes da operação, Megan McArthur, celebrou em uma rede social este evento que considerou "absolutamente animador."
"O fato de que serão duas mulheres mostra que temos muitas astronautas capazes e qualificadas na missão" – Megan McArthur, astronauta da Nasa.
A Nasa esclareceu, por meio de um comunicado, que as falhas no sistema elétrico não prejudicam as operações da ISS nem representam um risco à segurança da tripulação.
G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário