Ministro confirma caso suspeito de coronavírus em MG; Classificação do Brasil subiu para "perigo iminente"

Foto arquivo Bahia Acontece

127 brasileiros precisaram de verificação, mas apenas um caso está sob suspeita atualmente: uma brasileira que visitou a China e voltou para Minas Gerais está isolada e passa bem.

"Nós analisamos 7.020 rumores, 127 exigiram a verificação", afirmou o ministro da Saúde, Henrique Mandetta, em entrevista coletiva na manhã de hoje. Ele confirmou que a brasileira viajou para Wuhan,



Mandetta também informou que elevou a classificação de risco do Brasil para o nível 2, de "perigo iminente". A mudança é parte de um protocolo de escala que vai de 1 a 3, este só ativado após a confirmação de casos transmitidos em território nacional.


Resultado pode sair na sexta

 "Toda a família [da paciente suspeita] está ótima", garantiu o ministro, que prevê para sexta-feira (31) a confirmação sobre a contaminação da brasileira. Ele explicou que os pesquisadores aplicaram o método "metagenômico", que "olha o vírus, verifica os genes e vê se encaixa com o novo vírus". "[Espero que] até sexta-feira a gente consiga confirmar.".


Com o aumento do nível de alerta pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alto em relação ao risco global do novo coronavírus, o Ministério da Saúde orienta que viagens para a China devem ser realizadas em casos de extrema necessidade. A recomendação faz parte das diretrizes publicadas no novo boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, atualizado nesta terça-feira (28), com informações para vigilância e assistência da rede pública de saúde. Com quase três mil casos confirmados, segundo o último boletim da OMS, todo o território chinês passa a ser considerado área de transmissão ativa da doença. Com isso, as pessoas vindas desta localidade nos últimos 14 dias e que apresentem febre e sintomas respiratórios podem ser consideradas casos suspeitos.

Bahia Acontece, com informações de Luísa Schneiders, da Agência Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário