JACOBINA: YAMANA INFORMA CONTRATAÇÃO DE CONSULTORIA EM SISMOLOGIA PARA MONITORAR ABALOS NA REGIÃO, INFORMA NOTA

 





27/01/2021

Os recentes abalos sismológicos registrados no município de Jacobina vem trazendo prejuízos e preocupação aos moradores locais.  Cidadãos que residem em bairros como Jacobina III, IV, relataram a redação do BA o surgimento de rachaduras em paredes e forros de suas residências, provocadas pelos eventos sísmicos, que só agora começaram a serem registrados oficialmente após o início do monitoramento que vem sendo realizado pelo Instituto Sismológico da UFRN, mas que, segundo eles, já acontecem a um período muito maior. 


Não foi esclarecido até o momento quais as causas dos abalos recentes, mas a grande preocupação dos cidadãos vem com relação a barragem de rejeito da Mineradora Yamana Gold. A população questiona se estes abalos, mesmos pequenos, não podem prejudicar as fundações da gigantesca estrutura, construída para represar os rejeitos da produção aurífera local. '' Um possível rompimento de barragem vem tirando o meu sono há anos, não só agora, e o recente deslocamento de terra ocorrido no ano passado, somado aos últimos tremores aumentaram ainda mais o meu medo', relatou uma moradora da Jacobina III.

Com relação a esta possibilidade, a empresa reiterou em vários momentos que a barragem de rejeito em Jacobina segue todos os padrões de segurança, seguindo alteamento no modal a jusante, o mais seguro da classe, e que vem contribuindo com todos os pedidos de vistoria solicitadas por órgão fiscalizadores desde o último deslizamento e os abalos sísmicos ocorridos no fim do ano passado. Ainda sobre os eventos sismológicos, a redação do Bahia Acontece recebeu na manhã desta quarta, 27, uma nota emitida pela Assessoria da empresa comunicando que a barragem segue um robusto, moderno e sofisticado sistema de gestão de estruturas de armazenamento de rejeitos de mineração e abriu processo para contratação de consultoria especializada em sismologia, a fim de monitorar e estudar com maior detalhamento os impactos dos abalos sísmicos ocorridos na região norte da Bahia.

CONFIRA A NOTA NA ÍNTEGRA: 


NOTA À IMPRENSA


As barragens da JMC Yamana Gold estão sujeitas a um robusto, moderno e sofisticado sistema de gestão de estruturas de armazenamento de rejeitos de mineração, levando em conta as melhores práticas internacionais.

A empresa abriu processo para contratação de consultoria especializada em sismologia, a fim de monitorar e estudar com maior detalhamento os impactos dos abalos sísmicos ocorridos na região norte da Bahia.

A empresa opera em conformidade com as normas aplicáveis e a legislação vigente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário