Pesquisadores do Vital Brasil desenvolvem soro com sangue de cavalos para tratar covid-19

 


26/01/2021


Pesquisadores de instituições sediadas no estado do Rio de Janeiro criaram, com tecnologia brasileira, um soro que pode ser uma arma valiosa no tratamento da covid-19, doença causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2). 

A terapia de plasma convalescente consiste em usar o plasma sanguíneo de indivíduos que desenvolveram imunidade contra uma determinada doença para tratar pessoas infectadas com essa mesma moléstia. Desde maio de 2020 pesquisadores do IVB buscam desenvolver um soro a partir do plasma de cinco cavalos. Eles injetaram proteínas específicas do SARS-CoV-2, incapazes de causar a doença, mas capazes de gerar uma reação imune, nos animais, e depois recolheram amostras de sangue. 

Desenvolvido por cientistas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), do Instituto Vital Brazil (IVB) e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), um soro, obtido a partir do sangue de cavalos, desenvolveu anticorpos neutralizantes – de 20 a 50 vezes mais potentes do que aqueles naturalmente encontrados no plasma sanguíneo de pacientes que já foram infectados pelo vírus e estão se recuperando. 


Testado em laboratório, esse medicamento, também desenvolvido pela técnica de ‘plasma convalescente’ bloqueou a ação do vírus em células humanas com quase 100% de eficiência, contudo, não é possível saber se ele é eficaz e seguro antes da realização de testes com pacientes humanos.

A assessoria de imprensa do IVB afirmou ainda que a próxima fase consiste no delineamento de protocolos clínicos para iniciar os testes em humanos. Para isso, a entidade já protocolou pedidos de autorizações junto a Conep e Anvisa.  

Os pesquisadores aguardam a aprovação, ainda com prazo indeterminado, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), para a realização de testes clínicos (em humanos). Caso essa etapa seja aprovada, e os resultados em humanos também se mostrarem promissores, o soro pode ser aplicado para reforçar o sistema imunológico de pacientes com casos mais graves de Covid-19, como são usados os soros contra o tétano ou veneno de cobras.



Bahia Acontece, via

projetocolabora / Uol / EBC

FOTO: Agência Brasil




Nenhum comentário:

Postar um comentário