Psicanálise e Janeiro Branco: impactos na Saúde mental na contemporaneidade

 


26/01/2021


Atualmente atuando como Diretora técnica em Saúde mental no Município do Morro do Chapéu, a Psicanalista Clínica , Linda Regina nesse mês em repercussão do Janeiro Branco traz uma abordagem singular e de sensibilização a respeito dos impactos no cuidado em Saúde mental.  

Estamos ainda vivenciando um dos maiores impactos a respeito do controle emocional. Buscar equilíbrio e resiliência tem sido nosso grande desafio nesse século. As incertezas e, também, o ceticismos sobre a existência de uma pós pandemia tem gerado mais conflitos internos, desencadeando alguns tipos de transtornos e deixando muitos vulneráveis psicologicamente. 

De acordo a estudos e afirmativas do OMS, o Brasil é considerado o país mais ansioso do mundo e o 5º mais depressivo, e diante do cenário atual percebemos o quanto buscar ajuda e apoio torna-se necessário para o bem-estar e a diminuição de agravos emocionais. 


E como ter esse bem- estar? Como se fortalecer após sermos tão fragilizados pelas incertezas, medos e frustrações, perdas e dores, lutos e tristezas? Não há um fórmula pronta, mas há um resgate interior, da força que há em cada um e como olhar para as dificuldades. Nesse momento é importante olhar para dentro de si, buscar e trazer a tona o que te traz paz e força. Se é a fé, abrace-a, se é a esperança do Amanhã, segure-a, se é a positividade de saber que tem um caminho a trilhar, siga-a!

O bem-estar de cada ser é individual e dependerá do seu contexto de vida e história escrita por cada um. Aprimorar a felicidade? Sim, é possível, pois o estímulo ao equilíbrio emocional está em enfrentar novas mudanças e poder enxerga-las como uma fase de superação, amadurecimento e aprimoramento do eu.

Estamos em um século do cuidar do corpo, fortalecer os músculos e buscar a juventude a todo custo, mas porque não intensificamos esses cuidados de dentro para fora? De Nada valerá se a sua mente  não tiver prazer no que tem traçado para viver. Você não degustará das conquistas e nunca estará satisfeito com tudo que se tornou e conquistou. Uma mente equilibrada, em paz consigo e que consegue entender os limites te fará andar em lugares maravilhosos. Se os aspectos exteriores , corpo e músculo estiverem fortalecidos, mas sua mente estiver fraca, como satisfará sua alma ( Psique)? 

Se precisa de apoio para entender suas neuroses e angustias, para compreender os aspectos interiores e que te deixam frustrados, não se intimide em buscar um profissional qualificado na área psicológica. Ele espera por você! “ Quem cuida da alma, revigora suas forças!”


Linda Regina,

Psicanalista Clínica, Especialista em Gestão de Saúde Públicas, Especialista em Gestão: Políticas Públicas, Redes e Defesa de Direitos, Bacharel em Serviço Social e Profissional em Educação Física.

Nenhum comentário:

Postar um comentário